Acredito que este assunto sirva para muitas pessoas que gostam de viajar ou estão só curiosas e que após essa matéria podem também maximizar uma próxima viagem.
Conexão – Diferença entre conexão, stop-over e open jaws
Uma conexão é quando você troca de aeronave em um aeroporto mas fica normalmente para 4 horas ou menos, em um voo nacional, ou 24 horas ou menos em um voo internacional.
Por exemplo, vamos dizer que você está indo do Rio de Janeiro para Paris e depois para Roma. O seu voo em Paris chega ás 15h e o próximo é só ás 10 da manhã seguinte.
Também se você pode sair do aeroporto e dar um passeio para a bela capital da França e depois dormir em um hotel, isso também é chamado de conexão.
Stop-over
Muitas companhias não permitem os stop-over mas este tipo de conexão é livre e não custa nada mais do que o preço normal da passagem. Eu fiz isso na minha viagem de volta da Itália para o Brasil, parando algumas horas em Paris (leia a matéria AQUI).
Já ficar então mais de 24 horas é considerado stop-over e as companhias aéreas podem cobrar a mais (ou nem permitir).
Open-Jaws
E os open-jaws? Quando você retorna para o seu ponto de origem de um destino diferente daquele que foi na ida ou você volta em uma cidade diferente da sua origem, tudo isso é chamado de open-jaw. Por exemplo, você sai do Rio de Janeiro e vai para Roma e depois para em Dubai.
Para voltar ao Rio não faz o percurso contrario mas decide de ir de Dubai para Sydney e depois de volta para o Rio de Janeiro. Esta “volta ao mundo” é um open-jaw 🙂