Círio de Nazaré – Uma das maiores celebrações religiosas do Brasil

A Festa do Círio de Nazaré é uma das maiores celebrações religiosas do Brasil e acontece todos os anos em Belém do Pará, no segundo domingo de outubro. 

Anúncios


Anúncios


Um evento emocionante, que reúne milhares de fiéis nas ruas da cidade em uma procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do estado do Pará.

É uma celebração de fé e religiosidade tão grande, que é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e neste artigo vamos te mostrar tudo sobre esse grande evento do país.

Círio de Nazaré - Uma das maiores celebrações religiosas do Brasil
Círio de Nazaré – Uma das maiores celebrações religiosas do Brasil (@G1 Globo)

Origem da Festa

A história da celebração tem sua origem em outubro de 1700, quando um morador de nome Plácido José de Souza, um caboclo descendente de portugueses e índios, encontra uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Anúncios


A imagem foi encontrada às margens do antigo Igarapé Murucutu e levada para sua casa, onde Plácido a limpou e preparou um altar. 

No dia seguinte, para sua surpresa, a imagem desapareceu de sua casa e apareceu novamente às margens do Igarapé e assim se repetiu pelas inúmeras vezes que tentou tirar a imagem daquele local.

Entendendo ser um sinal divino e um local sagrado, Plácido construiu uma capela para a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

O milagre se espalhou por toda a região e o governador da época transferiu a imagem para a capela do Palácio da Cidade, porém, apesar de todos os cuidados, ela voltou a desaparecer misteriosamente e reaparecer na capelinha do Igarapé.

Desde então, a imagem retornou para a pequena capela onde hoje se encontra a Basílica de Nazaré e hoje em dia é uma das maiores manifestações de fé do país, atraindo milhares de fiéis.


Quando acontece a Festa do Círio de Nazaré

Círio de Nazaré - Uma das maiores celebrações religiosas do Brasil
Quando acontece? (@Dicas de Viagem)

A festa começa cerca de um mês antes do segundo domingo de outubro, com uma série de atividades religiosas, culturais e sociais, como novenas, missas, apresentações de grupos folclóricos e shows musicais. 

A procissão do Círio de Nazaré é realizada no segundo domingo de outubro e é o ponto alto da festa, atraindo milhares de fiéis de todo o país.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré é levada em uma berlinda e é levada por  milhares de devotos que seguram as cordas do andor. 

A procissão percorre cerca de 4 km pelas ruas de Belém e é acompanhada por uma multidão de fiéis, que rezam e cantam em louvor à santa.


Principais momentos do Círio de Nazaré

Como vimos, além da procissão do Círio de Nazaré, existem vários outros eventos e procissões durante o período, como por exemplo:

  • Missa de apresentação do manto: Nessa missa o manto de Nossa Senhora Aparecida, que irá acompanhar a imagem peregrina é apresentado para os fiéis na Basílica Santuário; 
  • Traslado para Ananindeua: a imagem peregrina parte em cima de um carro da Basílica Santuário até Ananindeua (cidade vizinha), onde passa a noite na Igreja de Nossa Senhora das Graças;
  • Romaria Rodoviária: esta romaria se dá no percurso da imagem peregrina da Igreja de Nossa Senhora das Graças até a orla de Icoaraci de onde sairá a romaria fluvial e é acompanhada por carros de bombeiro, polícia, ambulâncias, organizadores do evento e civis. 
  • Romaria Fluvial: No ponto onde a imagem é deixada pela Romaria Rodoviária, ela segue em um navio da marinha pela Baía do Guajará até o cais do porto, em Belém. A Imagem é seguida por jet skis, iates e centenas de barcos decorados e com programações próprias, sendo considerado um dos momentos mais emocionantes do Círio.
  • Moto Romaria: após a Romaria Fluvial, a imagem segue até o colégio Gentil Bittencourt, em uma romaria de motos, onde uma grande quantidade de motos acompanham e buzinam anunciando a passagem da Santa.
  • Descida da imagem: neste momento, enquanto a imagem Peregrina permanece no colégio, dentro da Basílica Santuário a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré é descida para o altar, ficando mais próxima dos fiéis até o final do Círio.
  • Transladação: um dia antes do Círio, a imagem Peregrina sai do Colégio Gentil Bittencourt em direção a Catedral da Sé em uma procissão chamada de transladação, fazendo um caminho contrário ao do Círio. A Imagem é colocada em uma berlinda atrelada a uma corda de 400 metros e é levada pelos fiéis, que disputam um pedacinho da corda. É um momento de muita fé e oração, um dos momentos mais intensos e bonitos do evento onde seguem à luz de velas e muitos aproveitam para pagar suas promessas.
  • Grande procissão do Círio: este é o momento mais esperado por todos, o ápice das celebrações, que acontece no segundo domingo de outubro. Após uma missa celebrada às 6h da manhã, o arcebispo leva a Imagem Peregrina até a berlinda para ser conduzida até a Basílica de Nazaré. A Procissão do Círio junta mais de 2 milhões de fiéis e devotos que se apertam tentando segurar a corda e ficar o mais próximo possível da Santa. Não tem como não se emocionar com cada rosto que passa em oração, com uma imagem nas mãos, uma peça de roupa ou um objeto que representa um pedido ou uma benção alcançada.
  • Recírio: quinze dias após procissão do Círio acontece o Recírio, que é uma procissão de encerramento das celebrações. Após uma missa, a imagem da Santa segue com os fiéis em direção ao Colégio Gentil Bittencourt onde permanece até o Círio do ano seguinte.

Como participar da Festa do Círio de Nazaré de forma Gratuita

Círio de Nazaré - Uma das maiores celebrações religiosas do Brasil
Como participar? (@Wikipedia)

A celebração em Belém é um evento gratuito e aberto ao público, portanto existe a possibilidade de participar até mesmo da procissão do Círio de Nazaré sem pagar nada.

Caso você queira participar de forma gratuita, basta chegar cedo para garantir um bom lugar, de preferência em alguma das calçadas dentro do percurso e levar água e algo para comer, pois você não irá querer sair e perder o lugar.

Lembre-se que é um evento que atrai cerca de 2 milhões de fiéis, portanto é preciso estar preparado para o calor e a multidão de pessoas, principalmente durante a passagem da berlinda.

Caso queira participar das missas, você pode chegar cedo para entrar nas igrejas ou assistir pelos telões posicionados do lado de fora.


Como participar da Festa do Círio de Nazaré pagando por um lugar mais privativo

Como vimos, você pode participar de forma gratuita, porém existe a oportunidade de pagar para acompanhar a procissão de forma mais tranquila, como veremos a seguir:

  • Arquibancada: caso você prefira pagar para fugir do tumulto, existem várias arquibancadas ao longo do trajeto, sendo a opção mais barata para fugir da multidão.
  • Camarotes: Além das arquibancadas, existe a possibilidade de participar do evento de forma muito mais privativa e tranquila, dentro dos camarotes. 

Os valores são mais altos que as arquibancadas, existe a possibilidade de comprar pacotes diretamente nos hotéis ou grupos organizados e os preços variam muito dependendo da opção escolhida.

Alguns camarotes podem sair bem caros, como o da Fafá de Belém por exemplo, porém possuem comidas e bebidas inclusas em um local privativo, tranquilo e de alto luxo.

  • Hotéis: uma outra forma que se tornou bastante habitual é reservar um hotel que esteja dentro do trajeto da procissão, assim você poderá assistir a passagem da santa, pela janela ou algum espaço mais alto, sem entrar na multidão.
  • Romaria fluvial: uma outra forma de acompanhar a imagem da Santa é dentro de um dos barcos na Romaria fluvial.

Caso você opte por participar do evento pagando para ficar em algum lugar mais tranquilo, certifique-se de comprar os ingressos com bastante antecedência, independentemente da opção escolhida.


Um evento emocionante

Como mostramos, o Círio de Nazaré é uma das maiores festas religiosas do Brasil, onde milhares de fiéis se reúnem em momentos de muita fé e oração.

Uma celebração indescritível e emocionante que vale a pena participar, seja seguindo a procissão ou acompanhando de longe os fiéis.

Além de ser um momento religioso, a cidade de Belém fica tomada por uma atmosfera de celebração, com ruas enfeitadas, música e várias barracas com comidas típicas, como: tacacá, açaí, pato no tucupi, maniçoba entre outros famosos da região.

Enfim, o que achou desta grande celebração? Já participou de alguma procissão? Compartilhe nos comentários abaixo.

Deixe um comentário

Top