Você sabia que é muito importante conferir o calendário festivo do local que deseja visitar enquanto planeja sua viagem?
Apesar de ser um ponto ignorado pela maioria dos viajantes, conferir os dias de festas com antecedência pode enriquecer as suas férias e te tirar de muitas enrascadas.
Portanto, gostando ou não de festas, fique atento pois vou te mostrar 10 motivos para nunca mais deixar este item de lado. Vamos lá?
Que festas e eventos temos que observar? – Calendário Festivo
Quando falamos em festas, não estamos falando somente de agitação, como o carnaval no Brasil, mas sim de todos os tipos de eventos, feiras, celebrações religiosas, entre outras.
Assim, mesmo que você não goste de multidões dançando na rua, pode ficar apaixonado pelo Festival de Lanternas na Tailândia ou por uma Feira Internacional Comic Con em San Diego, por exemplo.
Além das festas tradicionais, uma outra coisa interessante de observar, são as amostras culturais, peças teatrais, shows, eventos gratuitos e tantas outras opções que estejam acontecendo na cidade.
Você não vai gostar de saber que perdeu uma ótima oportunidade ou uma exposição do seu artista favorito, não é mesmo?
Vale a pena marcar suas férias no período das festas locais?
Em primeiro lugar, vamos deixar claro que viajar nos períodos festivos tem seu lado positivo e negativo, pois como sabemos, nem tudo são flores.
Em segundo lugar, cada um gosta de uma coisa diferente, portanto vamos colocar aqui todos os pontos que podem enriquecer ou atrapalhar a sua viagem.
Em seguida, com todas as informações, você conseguirá avaliar o que é bom ou não para seu perfil e suas férias.
Motivos para VISITAR uma cidade durante as festas locais – Calendário Festivo
1- Oportunidade única de conhecer a cultura local
Conferir antecipadamente o calendário festivo da cidade que você irá visitar, permite que você se organize para experimentar a verdadeira cultura local.
Assim, você terá a oportunidade de agregar muito à sua viagem se misturando entre os nativos e vivenciando de perto a sua cultura de forma intensa.
2- Ver uma cidade alegre e cheia de vida
Para quem gosta de visitar lugares novos, nada mais gostoso que encontrar uma cidade alegre e cheia de vida.
Além disso, as festas costumam ser momentos de muita animação, com música, dança, particularidades únicas tornando a viagem ainda mais divertida e especial.
3 – Oportunidade de comer as comidas típicas
Não dá pra falar de festa sem comida e bebida, né!?
Certamente, não há melhor ocasião para experimentar as comidas e bebidas típicas da região que nesses momentos onde a cultura e tradição são exaltadas, então fique atento e aproveite a oportunidade.
4 – Uma experiência pra vida toda
Não há nada que se compare a experiência de ver com os próprios olhos a cultura de um país sendo valorizada nas festas tradicionais.
Sem dúvida, participar desses eventos é como mergulhar na história e cultura do povo local, superando qualquer leitura ou visita a um ponto turístico isoladamente.
Por isso, se informe com antecedência sobre os eventos para aproveitar ao máximo essa experiência única.
Motivos para NÃO VISITAR uma cidade durante as festas locais
Como falamos anteriormente, infelizmente também existem vários pontos negativos de se visitar uma cidade durante as festas comemorativas.
Por isso, vamos te mostrar o que ficar atento nestes períodos para não prejudicar as suas tão sonhadas férias com surpresas desagradáveis.
1 – Passagens aéreas mais caras
Os períodos de férias, feriados e festas importantes são considerados de alta temporada, e quem viaja deve saber que esses são os períodos mais caros do ano.
Sendo assim, a passagem aérea, que é um dos pontos mais caros da viagem, fica com preços altíssimos, principalmente se você não sabe como viajar com milhas.
Portanto, caso queira fugir dos preços altos é bom conferir o calendário festivo e evitar essas datas.
2 – Hotéis mais caros e superlotados
Da mesma forma que as passagens, com o aumento da demanda, os hotéis também ficam com os preços mais altos, além de ficarem superlotados.
Por isso, caso esteja pensando em viajar em um período de férias ou festas tradicionais, reserve com bastante antecedência e se prepare para pagar um pouco mais.
3 – Cidade cheia de turistas
Se você estiver viajando para um local que está comemorando uma festa importante, saiba que muitos outros turistas também estarão por lá.
Ou seja, tudo que você for fazer pode demorar um pouco mais, desde almoçar em um restaurante até tirar uma foto nas atrações mais populares.
Assim, ao conferir o calendário festivo, você pode planejar sua viagem em outra época ou se preparar para o aumento de turistas.
4 – Negócios fechados
Já pensou em viajar para uma cidade e não conseguir comprar aquela lembrança que você tanto queria pois o comércio estava todo fechado?
Se isso te dá até arrepios, então preste bastante atenção tanto no calendário festivo, como nos costumes locais, pois eu mesmo já passei por isso em uma viagem à Áustria.
5 – Dificuldade de locomoção
Um outro ponto importante, que a maioria ignora, é a dificuldade de locomoção de um lugar para outro durante as festas.
Como muitas festividades acontecem nas ruas, elas acabam ficando lotadas ocasionando mudanças no trânsito local, causando alterações de horários e rotas, inclusive em transportes públicos.
6 – Pontos turísticos superlotados
Quando se fala em pontos turísticos importantes, você já deve esperar um acúmulo maior de pessoas, agora imagina isso durante os períodos de alta temporada e festas.
Muitas vezes as filas ficam longas e as atrações populares super congestionadas, prejudicando aquele momento importante de contemplação que você tanto planejou.
Planeje e aproveite – Calendário Festivo
Como vimos neste artigo, conferir o calendário festivo antes de colocar o pé na estrada te permite decidir se quer participar da festa ou até mesmo evitá-la.
Ou seja, um bom planejamento pode te evitar problemas e fazer com que aproveite ao máximo a sua viagem, garantindo experiências inesquecíveis.