Documentação para viagem internacional: tudo que precisa saber

A parte de documentação para viagem internacional é muito importante, afinal de contas um erro pode causar muita dor de cabeça ou custar até suas férias, e não é isso que você quer, não é verdade.

Anúncios


Anúncios


Por isso fiz uma lista das documentações mais importantes, que são ou podem ser exigidas durante a sua viagem. Veja então toda a documentação que precisa para a sua viagem internacional!

PASSAPORTE – Documentação para viagem internacional

Este é o primeiro documento que você precisa pensar quando se fala em viagem internacional, afinal ele será o seu documento de identificação oficial.

O passaporte precisa estar em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Muitos países exigem que essa validade seja por no mínimo três meses além da data da viagem, mas alguns podem pedir uma validade maior, como a Austrália, que são 6 meses.

Anúncios


Para tirar o passaporte é necessário preencher os dados pelo site da Polícia Federal, efetuar o pagamento de taxas e comparecer para confecção e depois recebimento do documento.


CARTEIRA DE IDENTIDADE CIVIL (RG)

Alguns países da América Latina aceitam a Carteira de Identidade Civil (RG) emitida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou do Distrito Federal como documento para entrada em seus territórios, isto mesmo, você não precisa ter o passaporte.Estes países são: Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Peru, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai.

Para ser aceita a Carteira de Identidade, precisa:

  • Estar em bom estado de conservação;
  • Ter foto recente para facilitar a identificação;
  • Ter sido emitida até, no máximo, 10 anos antes da data da viagem.

VISTO – Documentação para viagem internacional

Além do passaporte, alguns países exigem o visto para que você entre no país.

O visto é emitido pelas embaixadas, consulados ou autoridade de imigração de cada país e consiste em um carimbo em uma das páginas do seu passaporte ou um certificado impresso.

Existem diferentes tipos de visto, pois muitas vezes dependem do motivo da sua viagem e do tempo de permanência e cada país tem suas próprias regras.

Um país, por exemplo, pode não exigir visto de turismo por 3 meses, mas exigir para um período superior a este, ou por motivo de estudo ou trabalho. O que você precisa fazer é verificar antes da sua viagem qual documentação é necessária para entrar no país desejado, e isso pode ser feito no site do Itamaraty, do Ministério das Relações Exteriores ou no consulado do país de destino.

Para alguns países o visto é obrigatório, como por exemplo: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Egito, Índia, Japão, China…

Vale lembrar que o consulado não é obrigado conceder o visto, um exemplo muito comum aqui no Brasil é com o visto para os EUA que muitos não conseguem. Além disso, a autoridade migratória estrangeira tem soberania para impedir a entrada de qualquer pessoa no país, mesmo estando com toda documentação exigida.

Existe ainda o visto conhecido como visto de trânsito. Alguns países exigem este documento quando você vai fazer escala ou conexão no país.

Vamos imaginar, por exemplo, que você tenha uma viagem para o Canadá, mas seu avião irá fazer uma escala nos EUA. Neste caso você precisará de fazer o visto do Canadá, mas também precisará do visto de trânsito para os EUA.

Fique atento e procure saber com antecedência se o destino desejado possui ou não esta exigência e qual o local onde você pode emitir o documento.


CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO

Em alguns países, é obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, conhecido como CIVP, que é um comprovante de imunidade contra doenças transmissíveis. 

Por isso é importante ficar atento se o país de destino exige alguma vacina específica.

A comprovação da vacina de febre amarela é um exemplo que vem sendo exigido em alguns países como África do Sul, Austrália, Bolívia, China, Colômbia, Coreia do Norte, Costa Rica, Egito, El Salvador, Equador, Filipinas, Índia, Indonésia, Jamaica, Malásia, Maldivas, Panamá e Paraguai.


PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR (PID) – Documentação para viagem internacional

Se você tem intenção de alugar carro ou simplesmente dirigir no exterior, tem que ficar atento  se o país de destino aceita a sua carteira nacional de habilitação do Brasil ou se exigem a Permissão Internacional para dirigir (PID).

A PID é um documento simples de ser feito, basta solicitar no Detran e ela deve ser apresentada nos países que exigem, sempre em conjunto com a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

É importante lembrar que alguns países exigem a apresentação deste documento no momento da retirada do veículo nas locadoras.


COMPROVANTE DE HOSPEDAGEM

Mas isso faz parte da documentação? Sim!!!

Alguns países podem pedir que você apresente um comprovante de onde ficará hospedado. Caso seja em um hotel, por exemplo, é bom que tenha uma cópia de sua reserva, mas caso vá para a residência de algum parente ou amigo, é importante que a pessoa que vá te receber faça uma carta convite onde explica que vai te receber por determinado período, coloque seus dados pessoais e assine no final. 

Alguns órgãos aceitam somente os dados do endereço da hospedagem, mas não vale a pena arriscar, é bom deixar os comprovantes separados na sua bolsa/mochila de mão.

Outra coisa importante é quando você vai rodar por vários países, alguns podem pedir, na imigração, que você comprove onde esteve nos últimos 20/30 dias.


PASSAGEM DE VOLTA OU DE SAÍDA DO PAÍS – Documentação para viagem internacional

Este é um documento que muitos países observam.

Alguns países, como por exemplo os EUA, a França e a Austrália exigem a sua passagem de volta, afinal eles querem se certificar que você irá sair do país.


COMPROVAÇÃO MONETÁRIA

Na hora de entrar em alguns países, no momento da imigração, podem te pedir para comprovar que tem recursos suficientes para sua permanência no país. Vale a pena ter sempre uma parte em espécie e outra forma complementar de se manter, como o cartão de crédito por exemplo.

Essa comprovação também podem te pedir no momento de solicitação do visto, aí um extrato bancário e fatura do cartão de crédito podem te ajudar.


SEGURO DE VIAGEM – Documentação para viagem internacional

Muitos países exigem e nos outros é aconselhável ter um Seguro de Viagem, nunca se sabe o que pode acontecer.

Os seguros podem cobrir perdas e danos, cancelamento de viagem ou acidentes, e até mesmo uma urgência médica no exterior.

Os seguros de viagem variam de preço entre outras coisas, conforme a cobertura e o destino da viagem.

Verifique com seu banco, plano de saúde ou cartão de crédito, as vezes você tem cobertura desse seguro no exterior.

Dentre os países que o seguro viagem é obrigatório podemos destacar a Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.


MEDICAMENTOS

Caso você faça uso de algum medicamento que exige prescrição é bom que leve uma receita médica em inglês para evitar problemas com autoridades alfandegárias de outros países.


PASSAGENS – Documentação para viagem internacional

Ao receber suas passagens, confira todos os dados, as datas e horários da viagem para se certificar que esteja tudo correto.

No mínimo 72 horas antes da viagem confira novamente se está tudo correto com seu voo.


NOTAS DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Geralmente levamos alguns bens em nossa viagem, como máquinas fotográficas, celulares, tablets ou notebooks por exemplo. Nestes casos é importante que você leve as notas fiscais destes bens para comprovar que você adquiriu antes da viagem.


ÚLTIMAS DICAS

  • Confira sempre a documentação necessários para o país que deseja viajar, as legislações internacionais podem mudar.
  • Providencie toda a documentação, principalmente o visto, com antecedência, alguns países são mais demorados na entrega.
  • Mesmo que o país não exija algum ítem, como comprovação de hospedagem por exemplo, vale sempre a pena levar com você.
  • Coloque todos os documentos em uma pastinha separada na sua bolsa de mão e de preferência de uma forma bem organizada para facilitar o manuseio.

Espero que este post te ajude e não deixe que documentos atrapalhem sua tão sonhada viagem!

Comente aqui em baixo o que você achou e se tiver outras dicas compartilhe com a gente!

Deixe um comentário

Top