Ontem (25), foi realizado o voo inaugural do primeiro A350 XWB das Américas, que pertence à TAM Linhas Aéreas, na rota São Paulo/Guarulhos – Manaus. Os passageiros participaram deste marco da aviação mundial, usufruindo de uma viagem mais silenciosa e com mais conforto, incluindo iluminação que auxilia na redução do efeito do jet lag, janelas panorâmicas e bagageiros mais espaçosos para os pertences de mão. A aeronave prefixo PR-XTA, que operou o voo JJ3408 nesta manhã, foi recepcionada por jatos d’água no Aeroporto Internacional de Manaus.
“Nas próximas semanas, nossos clientes terão a oportunidade única de viajar, em uma rota dentro do Brasil, com o A350 XWB. Já os nossos funcionários, principalmente os que trabalham nas áreas operacionais, poderão se familiarizar com o novo modelo de equipamento durante essas operações domésticas. Essa aeronave reúne o que há de mais atual em aerodinâmica, design e tecnologias avançadas. Em março, os passageiros dos EUA conhecerão de perto o A350 XWB e, no mês seguinte, será a vez dos espanhóis”, afirma Ruy Amparo, vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM.
O A350 XWB será um dos principais aviões do Grupo LATAM a operar voos de longo curso, aos Estados Unidos e para a Europa. A empresa investiu US$ 7 bilhões (referente ao preço de tabela das aeronaves) na encomenda de 27 aviões do modelo, cujas entregas estão previstas para ocorrer até 2021. Quinze aviões serão do modelo A350-900 e doze serão do modelo A350-1000, com maior capacidade de transportar passageiros. A aquisição dessas aeronaves, de última geração, reforça o compromisso do Grupo LATAM. O segundo A350 XWB da TAM está programado para chegar no fim de fevereiro e outros cinco estão previstos para serem entregues ao longo deste ano.
Ficha técnica