Sobre o gelo, nos cânions, entre penhascos e montanhas: nem sempre é fácil pousar ou decolar e nesses casos, é preciso muita coragem. Do Caribe para a Malásia para o Pólo Sul, aqui estão as rotas com as pistas desconhecidas realmente assustadoras!
1. SAINT MARTEEN, CARIBE – As pistas mais ousadas do mundo
A pista é tão curta que os aviões têm que baixar muito antes do pouso, voando a cerca de 20 metros de altura acima da cabeça dos banhistas em Maho Beach.
2. LUKLA, NEPAL
Pista curta, altas montanhas, o tempo nem sempre é claro (está a 2.860 metros acima do nível do mar), faz deste aeroporto um dos mais assustadores do mundo.
3. BARRA, ESCÓCIA – As pistas mais ousadas do mundo
Nesta pequena ilha de Hebridean você vai pousar na praia. Ondas e maré alta, então, são os principais riscos para os pilotos.
4. COURCHEVEL, FRANÇA
Se você tem um avião particular pode pousar nesta pequeno aeroporto a 2000 metros acima do nível do mar, o lado de um penhasco. Tem uma pista muito curta que termina com uma queda. Alem disso o terreno e até mesmo irregular como pode ver na foto.
5. SABA, CARIBE – As pistas mais ousadas do mundo
Pousar nesta ilha caribenha não é para todos. A pista é de 400 metros de comprimento. Por um lado, as montanhas e por outro penhascos.
6. TONCONTIN, HONDURAS
Tegucigalpa está entre os pousos mais perigosos e difíceis do mundo. Pista muito curta e as montanhas desafiam até mesmo os pilotos mais experientes.
7. ICE RUNWAY, POLO SUL – As pistas mais ousadas do mundo
O que torna difícil a pousar na pista não é a posição e até mesmo o fato de que, em vez de asfalto há gelo. São as condições atmosféricas perigosas, juntamente com a possibilidade de que o gelo quebre sob o peso do avião.
8. ST. BARTH, CARIBE
Para pousar aqui, como para Saint Marteen, os pilotos devem seguir um curso particular. Não é fácil pousar o avião em uma pista tão curta. So pensar que na decolagem você vai passar a poucos metros acima das cabeças das pessoas que ficam na praia.
9. MATEKANE AIR STRIP, LESOTHO – As pistas mais ousadas do mundo
A pista é de 416 metros de comprimento e em torno há montanhas que chegam a 2.300 metros de altura. Não é fácil pousar neste canyon…
10. PARO, BUTÃO
Aqueles que têm medo de voar não deveriam chegar a este aeroporto do Butão, no meio do Himalaia. Antes tem que voar entre montanhas e vales, em seguida descer nessa pequena pista no meio de casas e muitas vezes com rajadas fortes de vento.
11. GIBRALTAR
Olhos abertos para quem chega no aeroporto de Gibraltar! No meio, entre a cidade e uma grande montanha o problema é que a pista cruza com a Avenida Winston Churchill, a principal via de Gibraltar, que é fechada cada vez que um avião decola ou pousa.
Gostou? Já foi em alguns desses aeroportos? Conhece outros ainda piores? Comente!