É grande, mas ele vai se tornar ainda maior. Conhecido pelo apelido de Beluga por sua semelhança com a baleia branca que vive nos mares do Ártico, a Airbus Super Transporter A300-600ST é um dos maiores aviões de carga do mundo e em setembro do ano passado comemorou 20 anos de atividade. A aeronave não é aquela que pode transportar as cargas mais pesadas, mas é aquela que pode ter a maior carga: 37,70 metros de comprimento e 7,10 metros diâmetro!
Foram construídas cinco aeronaves que são utilizadas principalmente pela mesma Airbus para transportar os vários componentes dos aviões (por exemplo, as asas e a cauda) dos locais onde eles são construídos (Espanha, França, Alemanha e Grã-Bretanha) para os locais onde os aviões são montados (Toulouse, Hamburgo, Sevilha). No total, sessenta vôos a cada semana.
Com a entrada em serviço do novo Airbus A350 XWB, os pedidos para as aeronaves novas aumentaram e a frota do Beluga não é mais suficiente. Precisa de um avião com maior capacidade de carga. A Airbus anunciou em novembro passado que está previsto para entrar em operação em 2019-2020, enquanto os atuais Belugas serão gradualmente retirados até o 2025.
O Beluga é uma versão modificada dos A300-600 da Airbus, a fim de ter um volume de carga igual a 1.400 metros cúbicos e uma capacidade de carga de 47 toneladas. Enquanto o atual Beluga pode transportar uma asa de cada vez de um Airbus A350 XWB, a versão futura será baseada no A330 e capaz de carregar ambas com um único vôo. As partes do maior A380 continuarão a ser transportados por navio.
Gente ele é feio ne?! Mas o que importa é que faz o trabalho dele muito bem kkkk