A nossa viagem para Miami começou com na classe executiva da Taca de São Paulo para Lima a bordo do Airbus A321 da companhia peruana parceira da Avianca. O voo saiu bem cedo, por isso precisamos chegar em GRU a noite anterior e dormir no Fastsleep hotel localizado dentro do aeroporto.
Emissão das passagens
Devido a um erro de tarifa na Avianca em Março do 2016 conseguimos emitir pelo site Viajanet, 2 adultos e 1 criança em classe executiva, por pouco mais de 4mil Reais. Ótimo preço!!!
Check-in
A Taca tem o checkin localizado no Terminal 2 do aeroporto e tem um balcão dedicado á classe executiv
. Já que o voo saiu quase ás 7 da manhã, não pegamos nenhuma fila e em menos de 5 minutos as nossas bagagens já estavam despachadas e já estávamos com os cartões de embarque em mãos.
Classe Executiva
O embarque foi tranquilo e já que o A321 é um avião pequeno, a classe executiva tem somente 12 assentos na formação 2-2:
Com certeza dá pra notar que faz tempo que a companhia não reforma o interior do avião. Em contrapartida as aeromoças foram bem gentis.
O banheiro é claramente pequeno e achei estranho que não tinha papel toalha mas somente essas toalha de pano.
Assento
Primeiro me desculpem pelas fotos, só estava com a GoPro e naquele momento e ficaram tremidas 🙁
O assento tem um couro confortável e, para ser uma avião narrow body, até tinha uma largura satisfatória.
A reclinação, como podem bem imaginar não é muita mas tem bastante espaço de sobra para as pernas.
Na parte da frente tem uma bolsa que é um pouco estreita para segurar tudo que precisa (água, fone de ouvido, Ipad,…).
Agora vamos falar do estado de conservação. Votação? Péssima! Encostos sujos, com plásticos soltando; couro desgastado pelos anos de uso e muito mal cuidado.
Se bem a trata é de poucas horas, a Taca deveria fazer urgente um retrofit do aviões por que deste jeito não estimula o passageiro a comprar de novo nesta companhia.
O sistema de entretenimento também é antigo, demora para aceitar os comandos e a escolha de filmes e series não é muita.
O fone de ouvido é noise reduction (não cancela completamente o ruído do avião), mas é de boa qualidade.
Amenidades
Pelo fato de ser um voo relativamente curto, a Avianca não fornece nenhuma amenity 🙁
Refeições
Igual as amenidades, pelo voo de curta duração é servido somente o café da manhã que foi bem gostoso. Eu escolhi um omelette com batatas, linguiça e cogumelos como principal. Acompanhou um croassaint e frutas.
Resumo
Se tivesse como escolher, teria dado a preferência em voar em uma avião próprio da Avianca (tipo o A330) e não da Taca, mas no erro de tarifa não tive como escolher.
Pelo valor que paguei foi tudo ótimo, mas considerando o preço normal bem mais salgado, não acho que vale a pena viajar Taca de executiva, até pelo menos quando a companhia não resolver adaptar as aeronaves aos tempos modernos.
E vocês? Já voaram na classe executiva da Taca até Lima? Gostaram?