Classe executiva da South African Airways de Joanesburgo para São Paulo – Estava muito animado em voar na classe executiva completamente retrofitada da South African Airways. Já tinha visto varias fotos mas nada melhor do que experimentar “ao vivo“, não acham?
Agora acredito que todos os trechos saindo e voltando para o Brasil são já com a nova configuração mas na época que viajei a trata São Paulo – Joanesburgo foi feita ainda com o avião antigo.
Emissão das passagens – Classe executiva da South African Airways de Joanesburgo para São Paulo
A emissão das passagens, de São Paulo para Cidade do Capo, foi feita utilizando 130.000 pontos Multiplus (ida e volta). Este era o valor antigo porque agora a Latam está cobrando 210mil ponto cada trecho!!! Absurdo hein?!?
Check-in
O nosso check-in foi feito na Cidade do Cabo, então já estávamos com os nossos cartões de embarque. De qualquer forma quem chega de Cape Town com o voo interno da South African, tem que sair para embarcar no Terminal A, fazendo de novo todos os controles de segurança.
Classe Executiva
Ahhh bom entrar e sentir aquele cheiro de assento novo hein? Pois é, este Airbus 330-300 tinha poucos meses de vida.
A configuração da classe executiva é 1-2-1 com 8 fileiras de assentos nas laterais e 7 na parte do meio. Além disso tem outras 4 fileiras separadas logo atrás os banheiros.
Para quem quer mais privacidade os assentos laterais com numeração par são os melhores, pelo fato de ter a console do lado do corredor.
Assento
O assento tem estofados de muito bom gosto e cores quentes com alguma partes em tecido e outras em couro. Este assento tem o cinto de segurança em 3 pontos (parecido com á do carro) e os comissários de bordo fazem questão que todos coloquem o terceiro ponto também.
Como falei antes este assento (2K) é bem privativo e o único problema é o ottoman (descanso dos pés) que afunila muito.
A solução melhor é então escolher a primeira fileira onde tem um espaço bem maior…até o dobro acredito! Além disso o ottoman pode levantar e tem um espaço extra para guardar, por exemplo os sapatos.
Engraçado é que não achei nenhum lugar para colocar os tênis no meu assento, mas de qualquer forma deixei no chão mesmo…
Entrando no detalhe do meu cantinho, tem uma porta USB e uma tomada perto dos fones do ouvido.
Muito inteligente este espaço para pendurar os fones (com cancelamento de ruído) que as vezes ficam jogados em cima da mesa…
Tem dois controles do assento um dos quais permite ,quando você está na posição “cama” de acessar com mais facilidade, as posições básicas e a luz.
O controle da TV, em aço escovado, fica no descanso do braço que tem também um útil (mais para mulheres do que pra homens rsrsrs) espelho.
Ao lado da TV tem também o clássico pendura-casacos.
A luz de leitura é bem bonita e tem três intensidades de luminosidade. Outra luz que achei legal foi em cima do ottoman, para iluminar (não sei porque, alguém tem ideia?) os pés quando está deitado.
E falando em deitado, o assento deita 180 graus e tem 2 metros de comprimento. A coberta é bem quente e tem também um colchonete, assim, uma vez colocado em cima da cama, evita de sentir os dobradiças no corpo.
Entretenimento – Classe executiva da South African Airways de Joanesburgo para São Paulo
A South African disponibiliza uma ampla seleção de filmes, séries e musica e nesta tela de 15” em full HD podem ter certeza que não vão ficar cansado.
Um defeito? A tela não é anti-relexo, assim se vocês viajarem de dia, tem que fechar completamente as persianas.
Gostei do controle: simples, pequeno e com poucos botões.
Amenidades
As amenidades são bem simples: meias, mascara para os olhos, pente, escova e pasta de dente, creme para as mãos e pomada de cacau.
Refeições
A South African apresentou um ótimo cardápio e se você quiser descansar mais , pode pedir o serviço expresso onde todos os pratos são servidos de uma vez.
Ainda em solo foi servido champanhe (ou suco / água):
Decidi escolher um Chardonnay para acompanhar a refeição, que começou com três canapés: um de frango, uma abobrinha e um cogumelo, todos bem gostosos.
Como entrada pedi camarões grelhados…pena que veio acompanhado de pimentões (que odeio kkk);
A seguir, ótimos camarões (de novo) com arroz com açafrão e legumes:
Terminei o jantar com um bolinho de queijo mascarpone acompanhado por um forte vinho do Porto:
Duas horas antes de chegar em São Paulo, fui acordado pela comissária que serviu o café com queijos, frutas e a seguir uma carne com arroz:
Resumo – Classe executiva da South African Airways de Joanesburgo para São Paulo
A pesar do assento afunilar, o retrofit que a South African fez foi de ótima qualidade com matérias e cores escolhidas todos de ótimo gosto. Além do “hard product“, os comissários são simpáticos e profissionais deixando o passageiro bem a vontade ao longo de toda a viagem.
Se vocês estão pensando de viajar á África do Sul tem duas escolhas: South African e Latam, mas pelo fato da companhia brasileira utilizar os antigos 767 a alternativa melhor é com certeza a empresa africana.
E vocês? Já voaram de South African Airways? Gostaram?