Na nossa viagem no Japão, por minha vontade (e não da minha esposa kkk) decidimos visitar o maior mercado do peixe do mundo em Tóquio: o Tsukiji Fish Market, que é também uma das atrações turísticas aconselhadas para quem visita a cidade.
O único problema é que tem que chegar cedo, por volta das 6 da manhã, para assistir ao leilão dos atuns que para nos ocidentais é um espetáculo até engraçado.
Por isso pegamos o primeiro metrô ás 5:15am, em perfeito horário como sempre, e em menos de de meia hora estávamos dentro do mercado.
Risco de se perder? Quase zero 🙂 Os japoneses sabem que a maioria dos turistas não entende os ideogramas, por isso é bem sinalizado onde você tem que ir para ver a primeira atração do dia: o leilão dos atuns 🙂
Ah lembrem uma boa blusa de frio também no verão, por que quando vocês entram no galpão vai parecer entrar em uma geladeira enorme 🙂
Você pode filmar e fotografar mais ficando bem quieto, sem disturbar o trabalho do pessoal.
O leilão – Tsukiji Fish Market
Antes de tudo o pessoal que participa ao leilão verifica a qualidade do peixe que quer comprar, batendo com uma espécie de martelo com ponta, no corpo do atum. Em seguida olha a cor da carne e anota tudo em um caderninho…
Quando começa um leilão (e são muitos ao longo da madrugada), ficam todos em fila esperando o “anunciante” (aqui em baixo), oferecer o preço que vai aumentando dependendo das ofertas:
Escutar o cara é muito engraçado 🙂 Pelo pouco que conheço de japonês ele falava números mas de um jeito que parece uma musica…uma coisa muito estranha, mas bem divertida kkk
O Mercado
Saindo por volta das 7h, fomos passear entre as muitas bancadas de peixe. Gente, parece um enorme labirinto mas muito bem organizado e limpo: nada de sujeira no chão ou aquele cheiro forte de maresia que muitas vezes tem nas peixarias aqui no Brasil.
Como o pessoal vai muito de pressa e usam vários carrinhos elétrico para carregar os peixes, tem que tomar cuidado para não ser atropelado e para não atrapalhar o trabalho dos vendedores.
Tem peixes que honestamente nunca tinha visto na vida kkk Ostras enormes, caranguejos do tamanho de uma bola de futebol e homens cortando peixe com uma faca que parece mais uma katana de samurai 🙂
E no final? Bom, não era nem 8 da manhã que entramos em uma das muitas barracas ao redor do mercado para saborear o sushi mais fresco que vocês podem imaginar!
Bem simples: uma cumbuca cheia de arroz e no topo 3 grandes e grossas fatias de atum.
Não importa o horário…estava uma delicia!!!
E vocês? Já foram em Tóquio? E no Tsukiji fish market? Comente!