Faça uma pausa, respire fundo: vamos agora no topo das montanhas mais sagradas, majestosas e reverenciados do planeta.
Locais religiosos ou puramente simbólicos suspensos entre o céu e a terra.
1. Everest, Nepal
O teto do mundo também é um lugar com uma carga espiritual forte.
A seus pés está o mosteiro budista tibetano de Rongbuk, o maior do mundo, á 4.980 metros de altura e a mais de 100 anos um local de peregrinação para os sherpas.
A tradição conta que os sherpas, antes de iniciar a subida até o acampamento base da montanha, chegam aqui para fazer oferenda a Chomolungma (“Mãe do Universo” na língua tibetana), deusa da montanha.
2. Mauna Kea, Havaí – Montanhas mais Sagradas
Todos os cinco vulcões da grande ilha do Havaí são considerados sagrados, mas o Mauna Kea é o mais sagrado do grupo, em virtude da sua altura.
O vulcão sobe para 4.205 metros de altura, mas se você medir a partir da base, que é quase 5.761 metros abaixo do nível do mar, você obtém a da altura de 9.966! Bem mais do que o Everest (8.848 m).
3. Machu Picchu, Peru
O sítio arqueológico mais visitado no Peru e uma das sete maravilhas do mundo moderno, está situado em um platô na vale de Urubamba, um rio considerado sagrado pelos Incas, que envolve quase por completo o morro.
A cidade “perdida” era cercada por montanhas com altares sagrados e dedicados ao culto do sol.
Vários estudos têm mostrado que muitos edifícios foram construídos proporcionando um alinhamento com o azimute solar durante o solstício.
4. Uluru, Austrália – Montanhas mais Sagradas
Para os aborígines Anangu que há milhares de anos vivem em volta da formação de arenito imponente do Outback australiano, esta montanha é sagrada e revela sua verdadeira essência apenas para as pessoas que á veneram (certamente não os turistas que se reunem em volta dela).
Qualquer um que tenta roubar até uma pequena pedra, uma maldição cai sobre ele mesmo.
Os aborígines têm pedido repetidamente para a proibição de turistas de escalar a pedra, mas o governo australiano tem obtido dos Anangu uma autorização temporária para os escaladores, devido à popularidade entre os turistas de todo o mundo.
5. Monte Shasta, California
Para as tribos nativas americanas do Klamath, este vulcão, que é quase sempre coberto de neve, seria o lar de Skell, a divindade do “mundo superior”, que já teria engajado em uma luta com Llao, o espírito do mundo inferior que vivia no vizinho Monte Mazama.
Entre os dois teve uma batalha ao som de erupções vulcânicas, que terminou com a vitória do Skell.
A casa de Llao, ao invés, entrou em colapso, dando origem ao Crater Lake, Oregon.
6. Monte Sinai, Egito – Montanhas mais Sagradas
De acordo com o Antigo Testamento, neste monte, Moisés teria recebido de Deus as Tábuas da Lei, com os Dez Mandamentos.
Na foto o vilarejo de Santa Caterina, que se diz seja a sede do mosteiro habitado sem interrupção, mais antigo do mundo.
7. Monte Kailash, Tibet
Esta montanha é considerada sagrada pelos fiéis de quatro religiões diferentes: hinduísmo, budismo tibetano, jainismo e Bon (uma antiga religião do Tibete e Nepal).
Hindus acreditam que seja a sede do Shiva, sentando no topo em um estado de meditação eterna.
Tibetanos e hindus sentem a necessidade de ir em peregrinação pelo menos uma vez na vida.
8. Vesuvius, Itália – Montanhas mais Sagradas
Na antiguidade era considerado sagrado ao herói e semideus Hércules, filho de Zeus e Alcmena, rainha de Tebas e também expressão do poder do rei dos deuses.
9. Áhkkà, Suécia
O complexo de 12 picos no Stora Sjöfallet National Park é reverenciado pelo povo indigeno da Lapónia, o Sami. Áhkká o nome significa “velha mulher” e este maciço tem muitas vezes o apelido de “Rainha da Lapland”.
10. Black Hills, South Dakota – Montanhas mais Sagradas
Tanto os Sioux que os Cheyenne acreditam que este lugar seja centro sagrado do mundo.
O nome deriva da cor escura que essas montanhas assumem a uma certa distância, devido à vegetação que á cobre.
11. Monte Olympus, Grécia
Com seu topo quase perpetuamente encoberto por nuvens, a montanha mais alta da Grécia (2.917 metros) foi considerada moradia dos deuses. De acordo com Homer o Olympus não estava sujeito aos elementos: não chovia e não nevava e seu topo era constantemente cercado por um brilho etéreo branco.
12. Monte Ararat, Turquia – Montanhas mais Sagradas
De acordo com a tradição judaico-cristã, é o lugar onde a Arca de Noé desembarcou após o Grande Dilúvio, finalmente encontrando uma terra em que parar. A montanha – um vulcão adormecido – fica na fronteira com a Arménia.
Na língua armênia, seu nome significa “criação de Deus” e em turco, “Montanha da Dor”.
13. Monte Fuji, Japão
A montanha sagrada da cultura japonesa (junto com outros dois picos: as montanhas Tateyama e Hakusan), está no centro de um culto antes do período Heian (794-1185 d.C).
Reverenciada e temida como vulcão seria a moradia de diversas divindades Budistas e Xintoístas e ainda é um lugar de peregrinação.
Seu isolamento proverbial (é muito difícil ver o topo, se não nos dias completamente claros) é por cause da vingança do Deus Miogi-no-Mikoto que não encontrou hospitalidade para ele ficou ofendido, fazendo sim que a montanha seja sempre coberta de neve e pouco visível.
14. Monte Arunachala, India – Montanhas mais Sagradas
Segundo a tradição, esta montanha sagrada no sul da Índia seria formada por uma coluna de luz do deus Shiva, que estava tentando pôr fim a uma briga entre Brahma e Vishnu, que era o mais poderoso.
15. Monte Teide, Canárias.
De acordo com os guanches, os primeiros habitantes das Ilhas Canárias, neste vulcão foi preso o deus do mal Guayota, que conseguiu raptar e fechar nas montanhas Magec, deus do sol e da luz. Achaman, o Deus Supremo, libertou Magec fechando o demônio dentro do vulcão.
E você já visitou alguma dessas montanhas? Comente!
* As imagens foram retiradas da internet