Viagem Internacional: levar dinheiro em espécie, cartão de crédito ou pré-pago?

Ao decidir realizar uma viagem internacional, é importante considerar fatores como, por exemplo, a moeda do país de destino, período da estadia, valor reservado para gastar e o local de hospedagem: um planejamento financeiro é essencial para evitar gastos desnecessários.

Anúncios


Anúncios


Um levantamento feito pela MeuCâmbio – marketplace de moeda estrangeira – que analisou mais de 9700 usuários da plataforma, mostra que 96,5% preferem levar dinheiro em espécie e 3,5% optam por depositar a quantia destinada para gastar durante a viagem em uma conta de cartão pré-pago.

Viagem Internacional o que levar?

Segundo Mathias Fischer, diretor de estratégia e inovação da plataforma, as duas alternativas mais utilizadas pelos brasileiros costumam ser dinheiro em espécie e cartão de crédito. A terceira opção, que alia a praticidade do cartão de crédito com o controle de gastos que o dinheiro em espécie oferece, o cartão pré-pago, ainda é pouco usada.

Vimos que o aumento do IOF influenciou fortemente a demanda do cartão pré-pago. Ele continua sendo uma alternativa melhor do que o cartão de crédito tanto para países que tem o dólar americano como moeda oficial, mas principalmente nos que utilizam outras moedas”, afirma Fischer.

Anúncios


Confira as vantagens e desvantagens destacadas pelo especialista para cada opção: 

Cartão de crédito

A maior vantagem de levar o cartão de crédito nas viagens internacionais é a praticidade que ele oferece no momento das compras, mas saiba que, se usá-lo, a taxa de IOF sobe para 6,38% e a fatura que você vai pagar será baseada na cotação do dia da cobrança.

Ou seja, esta praticidade pode custar caro, principalmente em países que o dólar americano não é a moeda oficial.

Dinheiro

A maior vantagem em levar dinheiro em espécie é o baixo custo, devido ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ser apenas de 1,10% no ato da compra.

Vale considerar essa opção se sua viagem for de curta duração, pois a quantia em espécie não será alta. Também é uma alternativa para usar em lugares que não aceitam cartão de crédito.

Cartão pré-pago

Essa alternativa possui algumas vantagens em relação às demais. Por ser vinculada a uma espécie de conta bancária, permite o bloqueio do saldo em caso de perda ou roubo. Além disso, a recarga pode ser realizada online, facilitando a compra e sem necessidade de ir a uma casa de câmbio no exterior, que costuma praticar preços maiores.

A única desvantagem em relação ao dinheiro é que o IOF é de 6,38% para o cartão pré-pago.


Qual opção escolher? Dinheiro, cartão de crédito ou pré-pago?

O ideal é levar parte em dinheiro e outra parte no cartão pré-pago. Assim, você se previne de imprevistos e não perde dinheiro com as altas taxas dos cartões de crédito.

É preciso ficar atento à variação da moeda escolhida – inclusive, o mais aconselhável é comprá-la  de forma fracionada, alguns meses antes da viagem, dividindo, por exemplo, uma compra de 2 mil dólares em 4 compras de 500.

Deixe um comentário

Top