8 dicas para superar o medo de voar

Dicas para superar o medo de voar – O avião é considerado um meio de transporte rápido e seguro para percorrer longas distâncias. Prova disso é que, diariamente, mais de 150 mil voos são realizados ao redor do mundo.

Anúncios


Anúncios


Entretanto, muita gente ainda teme as viagens aéreas.

O medo de voar é conhecido como aerofobia, e pode desencorajar os viajantes a adotar o avião em seus percursos.

1 – Planejar-se é importante – Dicas para superar o medo de voar

Os primeiros passos para lidar com o medo de voar começam já no planejamento da viagem. É neste momento em que o passageiro escolhe o seu voo, e se prepara para a experiência.

Anúncios


Em ferramentas de busca como a momondo, por exemplo, é possível buscar apenas voos diretos (se disponíveis para aquela rota), e obter informações sobre o tempo do percurso entre a cidade de origem e a cidade de destino.

O viajante pode, assim, escolher voos mais curtos ou com menos escalas, se assim preferir.


2 – Pense positivo

À medida que a viagem se aproxima, pense no prazer que ela proporcionará. “Evite pensamentos derrotistas. Quanto mais pensar nos benefícios da viagem, mais você terá sensações agradáveis”, recomenda a psicóloga Andréa Xavier.

Práticas meditativas também podem trazer benefícios ao estado emocional do viajante, e devem começar dias antes da viagem.


3 – Evite preocupações desnecessárias – Dicas para superar o medo de voar

Faça a mala com antecedência. Selecione os documentos importantes para a viagem e certifique-se de que estão com você antes de sair de casa.

Chegue no aeroporto no tempo recomendado pela companhia aérea. Essas medidas simples evitam preocupações desnecessárias que podem gerar ansiedade no dia do voo.


4 – Distraia-se

Leve livros para o voo, músicas, ou utilize o serviço de entretenimento de bordo das companhias aéreas. “O importante é manter a mente ocupada, evitando assim a invasão de pensamentos disfuncionais”, afirma Andréa.

No entanto, para quem tem medo de voar, olhar na janela não é uma distração recomendada: “se tiver opção de escolha do lugar, dê preferência ao corredor, olhar pela janela traz a lembrança de que está no ar”.


5 – Leveza é uma ideia a ser seguida – Dicas para superar o medo de voar

Para evitar desconforto durante a viagem, vista roupas e calçados confortáveis. Antes e durante o voo, adote uma alimentação leve e evite bebidas estimulantes, como bebidas alcoólicas ou café.

Chás de camomila, melissa, ou suco de maracujá são mais recomendados.


6 – Você não está sozinho

Lembre-se que a tripulação está trabalhando para te ajudar. Fazer perguntas sobre o voo aos comissários e comentar com eles sobre o seu medo pode fazer com que você se sinta mais seguro.


7 – Se necessário, busque ajuda profissional – Dicas para superar o medo de voar

Às vezes, precisamos de ajuda para superar nossos medos. A aerofobia pode estar relacionada com outras fobias: como a claustrofobia (medo de lugares fechados) ou a acrofobia (medo de altura).

Em todo caso, o viajante pode procurar uma ajuda profissional quando não consegue lidar com o seu medo sozinho.

Um psicodiagnóstico bem feito é fundamental para o tratamento da aerofobia. Somente assim será possível indicar o melhor tratamento, que pode incluir medicamentos ou não. Muitas vezes, somente a psicoterapia já surte efeito, caso contrário o psicólogo poderá indicar um psiquiatra para a intervenção de tratamento medicamentoso”.


8 – Comemore

Realizou uma viagem, enfrentando o seu medo de avião? Comemore! Quanto mais você associar este hábito a boas emoções, melhores serão as suas viagens futuras!

Deixe um comentário

Top