Classe econômica da TAP de São Paulo para Lisboa

Classe econômica da TAP de São Paulo para Lisboa – Já começo falando que esta foi provavelmente uma das piores viagens internacionais que já fiz até agora.

Anúncios


Anúncios


Infelizmente não tive escolha e fui obrigado a emitir com a Tap, mas a companhia portuguesa ainda está bem longe de uma qualidade decente na classe econômica.

Se vocês tem “sorte“, conseguem voar nos aviões reformados, como este que voei, mas muitos ainda são modelos antigos.


Emissão das passagens – Classe econômica da TAP de São Paulo para Lisboa

Provavelmente uma das poucas coisas boas. Consegui emitir 5 passagens por 40mil milhas cada uma de São Paulo para Bologna (Itália) com pernoite em Lisboa, assim conseguimos conhecer também a cidade.

Anúncios


Todas as milhas vieram de compra na Livelo pela metade do preço e transferência para o Tap Victoria com 100% do bônus; com esta jogada cada milha saiu por R$0,0175 e esse trechos até a Itália custaram R$700,00.

A emissão melhor teria sido na nova executiva, mas não encontrei 5 passagens na mesma data…


Check-in

Chegando de Vitória, decidimos ir para Congonhas e depois pegar o ônibus para Guarulhos. É cansativo mas comprando direto VIX-GRU a gente teria que esperar 10 horas no aeroporto (Deus me livre), assim fizemos um tour de busão pela cidade kkk

Em Guarulhos fomos diretos para o check-in Tap que já estava aberto. A fila da classe econômica foi até rápida e em menos de 30 minutos já estávamos na área segura, curtindo os momentos antes do embarque na Sala da Star Alliance, que pude ter acesso graças ao The Platinum Card.


Classe econômica 

Uma hora antes do embarque, chegamos na fila (enorme) no Terminal 3. Sorte que quando entramos ainda tinha espaço no bins em cima dos nossos assentos.

A configuração é 2-4-2, com corredores tão apertados que é quase impossível não esbarrar em alguém na hora, por exemplo, de ir ao banheiro.

Nos ficamos em dois assentos laterais a esquerda e 3 no central, com a esperança que ninguém sentasse no quarto assento central, mas como o avião estava lotado, a esperança morreu logo 🙁


Assento

Desculpe pelas fotos mas nessa viagem não consegui tirar muitas e boas. Geralmente as companhias me deixam entrar antes para conseguir fotos melhores mas neste caso a Tap não respondeu aos meus emails por tanto não consegui entrar.

Este foi um dos aviões reformados onde os benefícios principais estão na classe executiva com assento bem melhor e que vira cama.

Na econômica os assentos são super apertados. Mas tão apertados que eu, com 180cm, tinha os joelhos batendo no assento da frente. Além disso, já que estava no meio, o meu espaço lateral também era bem limitado.

E na hora de reclinar? Nada, acredito que o encosto mexeu 5 cm no máximo (e olha lá…)

O avião tem wifi mas o custo é por MB de trafego, que significa que praticamente não é utilizável sem dever vender um rim…

Outro ponto negativo? Tomadas. Reformaram o avião e nem colocar uma tomada ou uma porta usb para carregar o celular/tablet, caso queira por exemplo ver um film seu ou escutar musicas.


Entretenimento

Os monitores são bem pequenos mas o importante foi a seleção de filmes que era satisfatória. O controle respondia bem aos comandos por isso, entre todos os pontos negativos pelo menos achei algo bom.

Classe econômica da TAP de São Paulo para Lisboa

Refeições

Primeiro os comissários que serviram a gente eram todos muito sérios, sem um sorriso no rosto que muitas vezes faz a diferencia.

Em segundo lugar, peço desculpas mas não tirei fotos dos pratos, mas não se preocupem porque não perderam nada: na hora do jantar foi servido frango com arroz de açafrão, com bom gosto mas muito seco. Acompanhava abobrinhas grelhadas cujo o gosto estava bom.

O café da manhã foi ok, com presuntos e queijos e um café bem forte para acordar.


Resumo – Classe econômica da TAP de São Paulo para Lisboa

Bom, não adianta achar pontos positivos porque somente a parte de entretenimento e da passagem barata que foram (levemente) bons pontos.

A Tap investiu e está continuando investir reformando aviões mas de num jeito muito errado do meu ponto de vista: desconfortáveis, sem adicionais extra (tomadas? wifi pay-per-flight?) e atendimento ruim.

Não sei como é a nova executiva ainda mas a próxima vez, vou pensar duas vezes se vale realmente a pena economizar no preço (e nas milhas) ou gastar mais, mas viajar melhor.

Deixe um comentário

Top