Classe executiva da South African de São Paulo para Joanesburgo

Classe executiva da South African de São Paulo para Joanesburgo – As opções mais rápidas para chegar na África do Sul, saindo do Brasil são pela Latam ou pela South African Airways.

Anúncios


Anúncios


Já que a Latam utiliza um antigo Boeing 767 em quanto a South African um Airbus 330-200 e um A330-300 com este ultimo totalmente retrofitado, escolhemos a SA sem pensar duas vezes! Outra vantagem foi ler os comentário de um bom atendimento, se bem ao final não fiquei completamente satisfeito. Vamos lá com a avaliação completa!


Emissão das passagens – Classe executiva da South African de São Paulo para Joanesburgo

A emissão das passagens foi feita utilizando 130.000 pontos Multiplus (ida e volta). Este era o valor antigo porque agora a Latam está cobrando 210mil ponto cada trecho!!! Absurdo hein?!?


Check-in

Quando nos viajamos a SA ainda fazia duas vezes ao dia GRU-JNB mas agora foi reduzida a uma vez só.

Anúncios


Pelo fato que chegamos muito cedo eu gostaria ter mudado para o primeiro voo do dia em vez de esperar 8 horas no aeroporto de Guarulhos, mas se bem falamos com muitos funcionários e gerentes a resposta foi sempre negativa, também com lugares livres na classe executiva.

O fato, segundo eles, é que com passagens emitidas com milhas da parceira Latam, não é possível qualquer mudança.

Então depois de muito “roda pra cá e pra lá”, 3 horas antes da decolagem abriram o check-in. O funcionário quis verificar o certificado internacional de febre amarela e também o certificado de nascimento original do meu filho, que é obrigatório para quem viaja á África do Sul.

Sem nenhum problema, entramos e fomos  diretos á Sala Vip da Star Alliance que estava super cheia. Tentamos também a da Mastercard Black, mas também estava lotada.

Já que fui convidado a tirar fotos antes do embarque, cheguei com bastante antecipação no portão e aguardei para ser chamado.


Classe Executiva

Entrando para tirar fotos o comissário que me atendeu não fez uma cara muito bonita…tipo de “Quem é esse cara e o que está fazendo aqui?”, se bem ele foi informado pela funcionaria brasileira (que ao contrario foi muito gentil) que eu era um passageiro e iria fazer um photo-shoot do interior do avião para depois postar a avaliação no site

A classe executiva do Airbus A330-200 tem uma configuração antiga 2-2-2 e o assentos são divididos em dois espaços, separados pelas toaletes, de 3 fileiras cada.

Classe executiva da South African Airways de São Paulo para Johannesburgo

Deste jeito o ambiente fica bem tranquilo e é fácil os comissários atenderem cada passageiro sem atraso o tumulto.

Os bins (compartimentos superiores) são de bom tamanho, mas como estavam lotados de cobertores,  tive que “acumular” ás do meu espaço todas em um outro bin primeiro, para caber a mala de mão e a mochila.

Esta configuração não muito o ideal para quem viaja sozinho mas em família ou casal é legal, porque pode curtir o conforto da executiva mas ao mesmo tempo ficar perto do seus conhecidos.


Classe econômica

Classe executiva da South African Airways de São Paulo para Johannesburgo

A classe econômica tem uma configuração 2-4-2.

Aqui os assentos parecem bem conservados e limpos que já é um bom ponto á favor da companhia africana.

Cada assento vem com uma pequena manta, um travesseiro e uma pequena necessaire (só vi que tinha dentro uma mascara para os olhos, mas deve ter mais coisas…).

A primeira fileira tem o espaço maior para as pernas, mas se vocês viajam em casal, pessoalmente me incomoda o encosto do meio que é bloqueado.


Assento – Classe executiva da South African de São Paulo para Joanesburgo

Classe executiva da South African Airways de São Paulo para Johannesburgo

Se bem as cores não são as minhas favoritas, o assento é confortável com espaço sobrando na frente, mas um pouco estreito e com alguns sinais de uso devido á idade.

Não tem o descanso para os pés (ottoman) e deitado o assento tem algumas falhas de alinhamento onde tem as dobradiças. A comissaria ajuda a colocar um colchonete antes de dormir, mas é muito fino e então dá pra sentir (se bem de leve) que o assento não é perfeitamente reto.

De qualquer forma consegui dormir bem por algumas horas mas como o casulo não é tão amplo, a cabeça fica bem exposta no corredor deixando pouca privacidade. Outro ponto é que se vocês tem 1.80cm igual eu (ou mais), não vão conseguir esticar as pernas até o final.

Classe executiva da South African Airways de São Paulo para Johannesburgo

Em baixo do assento da frente tem um espaço fechado para guardar os sapatos, em quanto na parte superior tem o porta-revistas e o compartimento para os fones de ouvido.

A entrada do fone fica de baixo ma mesinha lateral e a tomada no outro descanso do braço (num lugar infeliz e escondido rsrs)

O controle do assento é básico mas funcional. Ponto a mais? Tem a função massagem, mas é tão leve que quase não dá pra sentir rsrsrs

Classe executiva da South African Airways de São Paulo para Johannesburgo

Ao lado do encosto da cabeça tem uma luz Led bem potente.


Entretenimento

O IFE (In Flight Entertainment) tem uma certa idade mas a seleção dos conteúdos é atualizada: tem filmes, seriados, musicas e jogos:

Classe executiva da South African Airways de São Paulo para Johannesburgo

Se bem não tem alta definição o monitor é muito bom e grande.

Os fones de ouvido eram de boa qualidade e aparentemente novos.


Amenidades

Chegando no seu assento vocês já vão encontrar a necessaire no encosto do braço. Muito bonita com as cores da South African em um estilo bem africano. Nota 10 🙂

As amenidades são bem simples: meias, mascara para os olhos, pente, escova e pasta de dente, creme para as mãos e pomada de cacau.


Refeições

Classe executiva da South African Airways de São Paulo para Johannesburgo

Neste voo não entregaram os cardápios (não entendi porque), mas a aeromoça passou informando o que eu podia escolher. Em geral as refeições foram bem gostosas com vários pratos. O que senti foi o atendimento sem muitos sorrisos e prazer…um pouco mecânico…

Como entradas serviram uns canapés  de salmão, presunto cru e ovo de codorna (bem gostoso) e um outro que não gostei e nem sei o que era 🙂

Classe executiva da South African Airways de São Paulo para Johannesburgo

Mais antepastos com frango frio e laranja que não gostei mas a apresentação foi positiva.

O prato principal foi um ótimo filé mignon ao molho madeira com puré e vegetais. Nada melhor para acompanhar de um Cabernet Sauvignon sul-africano de 2015.

No final ofereceram alguns bombons de chocolate meio amargo. Muito gostosos.

De manhã fui acordado quando faltava 1h meia pra chegar em Johannesburgo e foi servida uma tortinha de ovos, linguiça e batatas assadas.


Resumo – Classe executiva da South African de São Paulo para Joanesburgo

O voo com a South African foi agradável, mas estava um atendimento bem melhor, já que tinha escudado pelos comentários na internet que simpatia e cordialidade dos comissários de bordo era ótima. Talvez não tive sorte, neste voo mas a volta foi a mesma coisa.

De qualquer forma foram prestativos e bem rápidos nos pedidos e voaria de novo já que agora todas as rotas brasileiras tem os Airbus reformados.

PRO: massagem no assento, refeições, necessaire.

CONTRA: assento antigo.


E vocês? Já voaram na South African Airways? Gostaram?

Deixe um comentário

Top