10 segredos das companhias aéreas

Os segredos das companhias aéreas? As viagens de avião são cheias de rituais que muitas vezes não entendemos a origem.

Anúncios


Anúncios


Mas tudo tem explicação! 

Confira aqui, 11 segredos e fatos interessantes sobre as companhias aéreas e segurança nos voos!

1. Assentos apertados

Não é simplesmente uma impressão, os assentos da classe econômica nos últimos anos estão realmente mais apertados!

Anúncios


Tirar poucos centímetros de cada assento, permitiu que as companhias aéreas ganhassem pelo menos uma fileira de assentos extras, ou seja, mais “dindim” no bolso.

Confira o vídeo completo no Youtube!

Screen Shot 2017-03-16 at 15.29.58

2. Uso do celular

Já se perguntou porque não podemos deixar o celular ligado ou devemos colocá-lo em modo avião durante a decolagem e o pouso?

A resposta está na segurança!

Esses são os momentos mais “delicados” dos voos e as frequências emitidas pelos eletrônicos podem interferir nas frequências de rádio do avião atrapalhando a radiocomunicação. 

A probabilidade de isso ocorrer, embora baixa, existe, então, para evitar qualquer problema, a Anac estabeleceu que para que um aparelho eletrônico seja utilizado ele não poderá emitir ondas eletromagnéticas, ou seja, deve ser colocado em modo avião.


Screen Shot 2017-03-16 at 15.30.19

3. Overbooking

Como muitos sabem, as companhias vendem mais passagens que assentos disponíveis no avião. Essa prática é conhecida como overbooking.

Elas se utilizam dessa manobra para diminuir o custo com os voos, uma vez que as estatísticas mostram que em media 1 passageiro a cada 10 não comparece no embarque.

Isso se torna um problema quando a estatística dá errado e aparecem mais passageiros que a capacidade da aeronave. 

Quando isso ocorre, a empresa deverá procurar por voluntários que aceitem embarcar em outro voo, mediante a oferta de vantagens (dinheiro, passagens extras, milhas, diárias em hotéis, entre outras) negociadas livremente com o passageiro. 

Cada país possui as próprias leis sobre este tema, confira AQUI (link errado/acertar!!) o que diz a ANAC.


Screen Shot 2017-03-16 at 15.30.33

4. Higiene

Já pegou algum voo nas ponte aéreas mais movimentadas do mundo? 

Como você acha que é feita a higienização da aeronave entre um voo e outro, em um curtíssimo espaço de tempo?

Sim, é feita muito as pressas e por esse motivo muitas companhias não conseguem limpar com perfeição muitas partes do avião. O segredo é ficar atento as partes mais sujeitas a contaminação, como: as mesinhas que ficam nos encostos dos assentos, os descansos de braços das poltronas e as fivelas dos cintos de segurança.

Caso tenha ficado incomodado com essa informação, uma boa opção, antes de encostar em qualquer coisa, é usar seu álcool em gel. 😉


Screen Shot 2017-03-16 at 15.31.08

5. Luzes na cabine

Vocês já se perguntaram porque, quando um avião entra em fase de pouso ou decolagem à noite, os comissários de bordo apagam as luzes da cabine? 

Resposta simples e mais uma vez, a segurança!

Em caso de evacuação da aeronave, os nossos olhos já estarão adaptados ao escuro, desta forma será mais fácil enxergar as coisas do lado de fora do avião. 

Quer um exemplo prático? Imagine-se em um quarto bem iluminado e cheio de obstáculos e alguém de repente apague as luzes e te peça para sair rápido. Você terá dificuldade de realizar a tarefa, pois seus olhos precisam de um tempo para se adaptar. 


Screen Shot 2017-03-16 at 15.31.21

6. Encosto na posição vertical e mesinhas fechadas

Todas as vezes que o avião vai decolar ou aterrissar, te pedem para fechar a mesinha a sua frente e voltar o encosto a posição vertical. Você já se perguntou o motivo?

Novamente acertou quem respondeu segurança!

Como já dissemos, esses são os dois momentos mais delicados do voo e em caso de evacuação, assento reclinado e mesa aberta podem ser obstáculos para uma rápida saída dos passageiros.


Screen Shot 2017-03-16 at 15.31.36

7. Privacidade no banheiro

Você já deve ter visto cenas picantes dentro de banheiros de aviões em alguns filmes não é mesmo?

Pois agora essas cenas ficarão mais fáceis de ver somente nos filmes, pois os procedimentos de segurança atuais, permitem que os comissários de bordo possam desbloquear com facilidade as portas do toalete, mesmo que travadas pelo lado interno. 😉


Screen Shot 2017-03-16 at 15.31.48

8. Máscaras de oxigênio

Quando as máscaras de oxigênio caem, temos cerca de 15 minutos de ar a disposição. 

Calma, fique tranquilo, pois esse tempo é suficiente para que o comandante leve o avião a uma altura onde possa se respirar sem o auxílio das máscaras.


Screen Shot 2017-03-16 at 15.32.06

9. Custos extra

Você sabe por qual motivo as companhias aéreas estão cobrando pela bagagem despachada ou para marcar o assento? 

Puramente marketing!! Isso mesmo, as companhias escolheram manter os custos separados para conseguir disponibilizar passagens aéreas com preços mais baixos e atrair, desta forma, mais passageiros.


Screen Shot 2017-03-16 at 15.32.18

10. Voo cancelado

Caso o seu voo seja cancelado, quem reclamar primeiro será remanejado antes! 

Caso isso aconteça com você, enquanto espera na fila do balcão para reclamar, ligue imediatamente para o SAC da companhia aérea e peça um embarque no voo seguinte, pois os assentos disponíveis serão limitados.


E aí, gostou de saber de todos esses segredinhos das companhias aéreas? Você conhece algum outro? Compartilhe com a gente!

Deixe um comentário

Top