6 motivos para NÃO postar as fotos dos seus cartões de embarque

Se vocês gostam de compartilhar fotos de viagens nas redes sociais para amigos e parentes, tem que tomar muito cuidado na hora de postar imagens dos cartões de embarque. Isso porque as informações sensíveis contidas no bilhete deixam vocês expostos a ataques de hacker ou mal-intencionados.

Anúncios


Anúncios


No código de barra tem informações como o nome, trechos completos, código da reserva entre outros e por isso é fácil entrar no site da companhia aérea com esses dados e mudar o trecho, cancelar a passagem ou quem sabe até roubar pontos do seu programa de fidelidade.

boarding pass

O que tem no código de barra?

Como experimento procurei no Instagram cartões de embarque postados pelos usuarios. Facilmente copiei o código de barra (que na foto acima fica escondido pelo retângulo grande cinza no canto esquerdo) e, utilizando um qualquer site de verificação de códigos online (como ESTE), consegui obter algumas informações:

6 motivos para NÃO postar as fotos dos seus cartões de embarque

1 – Nome Completo

Anúncios


2- Código da reserva e código da tarifa.

3- Número do bilhete e companhia aérea.

4- Trecho completo com origem, destino e horário.

Tentem com os seus cartões para ver o que aparece!

O que vocês podem estar expostos então? Vamos ver:


1- Detalhes da viagem

Com o número do bilhete, código da reserva e nome, nas maiorias dos sites das companhias aéreas, qualquer um pode entrar e gerenciar a sua reserva.

Por exemplo, sempre com os dados que consegui antes, entrei no site da companhia, coloquei o número do bilhete e sobrenome e BUM, olhem o que posso fazer:

Screen Shot 2017-03-09 at 11.20.12_1

1 – De novo tenho o nome completo

2- Posso adicionar um voo, MUDA-LO e CANCELA-LO também!

3- Tenho o email do passageiro e, se tivesse colocado, o número de telefone também

E olhem que fiz isso em 10 minutos sem ter um conhecimento “hacker”…


2- Programa de fidelidade

Em alguns cartões de embarque aparece o número do programa de fidelidade e alguém mais experto pode entrar na sua conta e:

a. Ver suas viagens passadas e futuras

b. Emitir passagens ou transferir para outra conta

Se vocês tem muitas milhas, não vai ser uma boa supresa ter a conta zerada não é?


3- E-mail e telefone

Já que descobri facilmente o e-mail um bom hacker conseguiria entrar na conta e ver os seus emails ou somente enviar algum e-mail direcionado e roubar algum dos seus dados! Não vale a pena então compartilhar , certo?


4- Identidade

Com todas essa informações, roubar a identidade de uma pessoa não é tão difícil. Em algumas companhias é possível ver até o número do passaporte!

E uma vez roubada vai ser muita dor de cabeça (e dinheiro) voltar ao normal.


5- Amigos e família

Está viajando com amigos ou a família? No mesmo código da reserva vão aparecer todos os nomes, números de fidelidade, números de passaporte dos membros.

Olhem que exposição! Qualquer um vai saber com quem está viajando e em caso de viajem em família pode ser muito perigoso.


6- Segurança pessoal

Uma vez obtidas as informações, data de ida e volta da viagem, fica fácil para um mal-intencionado saber quando o seu apartamento vai estar vazio e poderá ter todo o tempo necessário para invadi-lo.

E já que sabe o horário certinho, pode até esperar por você na saída do aeroporto…


Resumo

Nos dias de hoje, onde estamos constantemente expostos as redes sociais , a nossa privacidade fica muito limitada.

Claro que mostrar para seu amigo que está curtindo uma praia na Polinésia ou passeando em Nova York é legal, mas pensem duas vezes se a foto pode complicar ou revelar algo muito pessoal. E com isso a suas férias vão ficar mais relaxantes 🙂

Deixe um comentário

Top