Passeio em Chichén Itza, Cenote Ik Kil e Valladolid

Cancun não é somente praia, mas na região tem muita historia também principalmente relativa aos Maias.

Anúncios


Anúncios


O passeio de um dia que fizemos, começa em Cancun e chega até Chichén Itza e na volta para em um cenote (gruta com uma lago natural, aberta na superfície) e na cidade histórica de Valladolid.

O passeio – Chichén Itza, Cenote Ik Kil e Valladolid

Tem milhares de pessoas que organizam este tipo de passeio e cada hotel pode providenciar o mesmo passeio. Com certeza tem que pechinchar sobre o preço porque no começo o valor vai estar bem alto.

De qualquer forma um micro ônibus vai passar bem cedo (por volta das 7am) no hotel e levar para um outro ponto da cidade onde vocês vão ser transferidos para um ônibus maior.

Anúncios


De Cancún para Chichén Ilza são cerca 2h e meia de viagem mas antes de chegar vai ter uma parada em um vilarejo “Maia”. O bom desta primeira parte no ônibus é que o nosso guia explicou bastante coisas sobre a cultura e historia Maia, mas em contrapartida tomou muito tempo para contar historias sobre pedras poderosas e como a gente vai achar os originais somente neste vilarejo.

Assim os turistas compram por um preço muito mais alto daquele oferecido, por exemplo, dentro do complexo arqueológico do Chichén Itza.

Passeio em Chichén Itza, Cenote Ik Kil e Valladolid

Neste mesmo lugar nos almoçamos em um restaurante buffet. A comida já estava incluída no passeio e só tivemos que comprar as bebidas.

A escolha era bem limitada e o restaurante muito simples mas nada do que reclamar.

Após esta longa pausa pegamos de volta o ônibus para a ultima breve trata até o sítio.


Chichén Itza

Passeio em Chichén Itza, Cenote Ik Kil e ValladolidPasseio em Chichén Itza, Cenote Ik Kil e Valladolid

No 2007 foram anunciadas as 7 maravilhas do mundo moderno e a pirâmide de Kukulkán, um dos monumento do complexo de Chichén Itza, foi uma das vencedoras.

Prestem muita atenção á onde é estacionado o ônibus, porque tem dezenas desses e todos bem parecidos e no final do tempo (cerca de 2 horas) vocês tem que voltar para o mesmo ponto.

A entrada tem uma longa fila mas em grupo não demorou mais de 15 minutos para entrar.

O sítio é enorme com varias ruínas, algumas mal conservadas e outras, como a pirâmide que citamos, em ótimo estado (e olhem que é do ano 600…).

Passeio em Chichén Itza, Cenote Ik Kil e Valladolid

Conselhos? Muita agua, protetor solar e boné, porque aqui o calor é muito e sem quase nenhuma sombra.

O nosso guia explicou bem rápido alguns detalhes dos monumentos principais. Se vocês forem sozinhos (tipo de carro) aconselho a pagar um guia em português que vai dar uma descrição detalhada de cada parte. Esses guias fica ao lado de fora logo no ingresso.

Em toda a área vão encontrar muitos vendedores (incluídos das pedras que falei acima).

Aqui também como Isla Mujeres, vão encontrar muitas iguanas…para quem não tem medo eles ficam parados pronto para uma foto 🙂


Cenote Ik Kil

Hora de voltar para Cancún. Primeiro, após somente meia hora de Chichén Itza, tem o cenote de Ik Kil.

A península do Yucatan é cheia de cenotes, mas este é o mais “organizado” para turistas.

Aqui pagam cerca de 30 pesos para alugar o guarda-roupa e a mesma quantia para o colete salva vida .

Após isso descemos uma longa escada de baixo da terra até chegar neste lago natural que se formou ao longo de muitos anos no fundo da gruta.

Passeio em Chichén Itza, Cenote Ik Kil e Valladolid

Se em Chichén Itza estava calor, se preparem para congelar, porque a agua é ge-la-da!

Também se sabe nadar bem aconselho alugar o colete, assim podem também parar com mais tranquilidade no meio da agua.

A fila dos malucos é sempre grande 🙂 Por isso tem um monte de gente que se joga do alto de uma pedra, por dentro da agua. Lembrando que a profundidade deste cenote é de 50 metros!!!

Passeio em Chichén Itza, Cenote Ik Kil e Valladolid

Aqui o ônibus parou por cerca de 45 minutos que é realmente pouco tempo para trocar de roupa, descer, tomar banho e voltar. No final dentro da agua vão conseguir ficar menos de 15 minutos.


Valladolid

Passeio em Chichén Itza, Cenote Ik Kil e Valladolid

Outros 20 minutos e tivemos a próxima e ultima parada: Valladolid.

Esta cidade histórica e cultural tem como monumento principal a catedral de San Servacio o Gervasio que fica em frente a um bonito parque, onde experimentamos um tipo de “crepe” local muito gostoso.

Aqui também a parada é rápida (cerca de 20 minutos). De Valladolid enfim o ônibus segue até Cancun sem parar e deixou a gente direto no nosso hotel por volta das 19:30.


Resumo – Chichén Itza, Cenote Ik Kil e Valladolid

O passeio é cansativo mas muito interessante, Tivemos em um só dia, a possibilidade de visitar 3 pontos de interesse da península do Yucatan.

Se vocês podem e estão com vontade, a outra opção é alugar um carro para ter mais liberdade de ficar mais tempo, mas deste jeito vão precisar de dormir em algum hotel perto de Chichen Itza.

De qualquer forma aconselho o passeio e vão adorar também com crianças.


E vocês? Já visitaram Chichén Itza? Fizeram este passeio?

Deixe um comentário

Top