Delta apresenta o RFID, processo inovador de rastreamento de bagagens

A Delta Air Lines (NYSE: DAL) está implantando a tecnologia de rastreamento de bagagens RFID (sigla para Radio-Frequency Identification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência), a primeira em companhias aéreas norte-americanas, oferecendo aos clientes rastreamento de bagagens aprimorado e em tempo real do começo ao fim da viagem.

Anúncios


Anúncios


Este investimento marca uma mudança histórica para a Delta e para as 120 milhões de bagagens que são manuseadas todos os anos. O RFID substituirá a leitura de código de barras manual – o padrão da indústria desde o início dos anos de 1990. Com esta nova tecnologia, os leitores utilizarão ondas de rádio para capturar com alta precisão dados armazenados em um chip RFID integrado na etiqueta das bagagens, oferecendo um rastreamento superior e maior transparência.

Com o RFID, os clientes poderão visualizar suas bagagens dentro e fora da aeronave durante sua viagem por meio de notificações do aplicativo móvel Fly Delta a partir do quarto trimestre de 2016.

Anúncios


 “Com um investimento de US$ 50 milhões no RFID em 344 estações em todo o mundo, nosso objetivo é entregar de forma segura todas as bagagens de todos os voos”, disse Bill Lentsch, vice-presidente sênior de Atendimento ao Cliente em Aeroportos e Operações de Carga da Delta. “Esta inovadora tecnologia nos fornece mais dados e informações mais precisas durante toda a trajetória da bagagem”.

As primeiras implementações do RFID integrado ao processo de bagagens mostram que as malas são rastreadas em uma taxa de sucesso de 99,9%, assegurando que elas estejam na rota correta e que sejam carregadas de maneira adequada.

Para os clientes, o RFID significa muito mais do que apenas um manuseio de bagagens consistente.

 “Da mesma maneira que nossos clientes querem informações na ponta de seus dedos sobre as alterações em algum voo, sabemos que eles também querem visibilidade de suas bagagens despachadas”, disse Tim Mapes, diretor de marketing da Delta. “O aplicativo de rastreamento de bagagens da Delta, que foi o primeiro de toda a indústria, foi um primeiro passo positivo. O RFID nos permitirá estabelecer um novo padrão de rastreamento mais transparente e interativo no aplicativo móvel Fly Delta”.

As equipes da Delta implementaram 4.600 scanners, instalaram 3.800 impressoras de etiquetas de bagagens RFID e integraram 600 leitores para permitir a leitura sem o uso das mãos durante todo o processo de manuseio. Em breve, o RFID irá rastrear as bagagens de todos os voos da linha principal da Delta e do Delta Connection.

Espalhadas por 84 das maiores estações da Delta, 1.500 esteiras transportadoras acenderão uma luz verde conforme as bagagens entram no avião. O sensor da esteira transportadora acenderá a luz verde quando a mala estiver sendo carregada na aeronave correta ou a luz vermelha quando necessitar de um manuseio adicional.

Hoje, quando um cliente perde sua conexão, agentes de solo fazem a leitura manualmente de todas as bagagens para localizar a mala do cliente e assegurar que ela receberá uma nova etiqueta para o novo voo. Com os leitores RFID, os agentes podem fazer o inventário das bagagens rapidamente ou localizar uma única mala.

 “Nós analisamos minuciosamente cada parte do processo de manuseio de bagagens e o aprimoramos para que tivesse um desempenho líder de indústria”, disse Lentsch. “O RFID oferecerá aos funcionários da Delta uma ótima ferramenta para nos distanciar ainda mais da concorrência”.

Os superiores processos de manuseio de bagagens e a tecnologia aprimorada foram responsáveis por reduzir a taxa de extravio de bagagens da companhia aérea em 68% nos últimos 10 anos, estabelecendo a Delta como a melhor companhia aérea global dos Estados Unidos em desempenho de bagagens. Em 2015, a Delta liderou o desempenho de bagagens do Departamento de Transportes (DOT) entre as companhias aéreas globais dos Estados Unidos, enquanto estabeleceu seis recordes mensais e um recorde do ano inteiro junto ao DOT.

Deixe um comentário

Top