Para que serve a espiral desenhada nas turbinas dos aviões?

Para que serve a espiral desenhada nas turbinas dos aviões? – Se você reparar bem, verá que no centro das turbinas dos aviões existe um símbolo semelhante a uma espiral. Mas exatamente o que ele faz ali? O desenho está muito longe de ser apenas um detalhe estético.

Anúncios


Anúncios


Sua função é alertar a equipe de solo que o motor do avião está funcionando, garantindo que ninguém chegue muito próximo a ele.

Se ele estiver ligado, a equipe verá apenas um borrão branco ou uma espécie de redemoinho hipnotizante, dependendo da velocidade de rotação do motor. Quando desligado, é possível ver o símbolo nitidamente.

Mas será que o barulho da turbina não é suficiente para servir de alerta? O problema é que, em um aeroporto, é comum o motor de vários aviões próximos estarem ligados ao mesmo tempo. Além disso, a equipe de solo sempre está usando proteção para os ouvidos.

Anúncios


O motor de um avião é tão potente que uma área de risco é delimitada para que as pessoas não cheguem muito perto enquanto ele está funcionando. O raio da área de risco de um Boeing 787, por exemplo, é de 4,57 metros.

Formas e tamanhos – Para que serve a espiral desenhada nas turbinas dos aviões?

Embora a maioria dos símbolos seja uma espiral, a sinalização pode variar de forma e tamanho, dependendo do fabricante do motor. O desenho de um motor da General Eletric, por exemplo, é ligeiramente diferente do símbolo da Rolls Royce. No entanto, o objetivo é o mesmo.

Fonte: Blog da KLM

Deixe um comentário

Top