Classe tarifária: por que é muito importante conhecer quando você viaja?

Classe tarifária – Muitos pensam que as companhias aéreas só tem classes como Económica, Executiva e Primeira mas a verdade é que dentro de cada uma existem subdivisões que mesmo os devotos passageiros frequentes não conseguem identificar.

Anúncios


Anúncios


A classe tarifária é complicada e varia de companhia para companhia, mas um pouco de familiaridade com esta linguagem pode ajudar por exemplo na procura do seu próximo bilhete prémio. Vamos então explicando melhor as classes tarifárias, para que você possa decifrar o código em seu próximo voo 🙂

Classe tarifária – Os códigos

Uma definição simples é que as classes tarifárias dividem todos os assentos de um avião em diferentes categorias, cada uma com seu próprio preço e regras. A classes são identificadas por um código de uma letra. Alguns códigos são iguais em todas as companhias aéreas, enquanto alguns mudam. Aqui estão alguns códigos que são os mesmos em todas:

Y – bilhete de classe econômica tarifa cheia
J – bilhete de classe executiva tarifa cheia
F – bilhete de primeira classe tarifa cheia

Anúncios


As classes tarifárias são usadas pelos sistemas de reservas das companhias aéreas e agências de viagens para vender os assentos em um avião, mantendo o controle de quais classes ainda estão disponíveis.

Tem sites (geralmente a pagamento) onde você pode ver as classes ainda disponíveis por cada voo.

Lembre-se que as tarifas mais promocionais tem também as regras mais restritas quando se trata de cancelamento, bagagem, cambio de data e milhas. Algumas companhias aéreas não geram milhas se você comprar um bilhete na classe de tarifa económica com mais desconto.

Exemplo: ontem você verificou o preço de um bilhete ida e volta São Paulo-Rio de Janeiro  e encontrou um por R$ 500,00. Você esperou para comprar até que confirmou datas com um membro da família e hoje o preço é de R$550,00. A melhor explicação para este aumento, é que a classe tarifária que você olhou ontem agora é acabou.


Regras gerais das classes tarifárias

A combinação de uma classe tarifária com outras regras gerenciadas por códigos alfanuméricos, cria um código de tarifa base, que diz rapidamente para os especialistas da reserva das companhias aéreas e os agentes de viagens, tudo que precisam saber sobre o seu bilhete.

Por exemplo o código de tarifa base VE21A0SC para um voo Delta de Atlanta para Seattle me comunica que a classe tarifária V na Delta é uma classe económica promocional mas onde ainda posso ganhar 5 milhas por USD gasto. Além disso não posso ter upgrade de classe.

Os código da tarifa também pode dizer á um agente se uma tarifa não é reembolsável, se é acumulável com outras tarifas, se é boa na alta ou baixa temporada, com quanto tempo de antecedência pode ser reservada e se existem quaisquer restrições de ou penalidades.

Exemplo: o código WH7LNR me fala:

  • W — tenho uma classe tarifária W.
  • H — É de alta estação.
  • 7 — Preciso reservar 7 dias antes.
  • L — Long-haul (durata do voo entre 6 até 12 horas)
  • NR — O bilhete não é reembolsável.

Classes tarifárias especiais

Algumas companhias tem classes especificas para os próprios produtos ou passageiros especiais ou outras situações. Por exemplo:

  • R – A Singapore Airlines usa so para as suites do A380.
  • P – Etihad usa para o The Residence no A380
  • IN – Tarifa para bebés, geralmente 10% da tarifa de um adulto.
  • DP – Diplomata.
the residence etihad
Um dia quero ver meu bilhete na Classe P na Etihad 🙂

Classe tarifária – Resumo

Conhecer a sua classe tarifária é importante por algumas razões.

Primeiro, pode-lhe dizer se você vai ganhar 100% de suas milhas e isto é ainda mais importante quando voar com uma companhia aérea parceira (OneWorld, Skyteam, etc).

Sua classe também informa se o seu bilhete permite um upgrade gratuito e no caso das coisas correrem mal ou que você precisa fazer para uma mudança, se vai obter um reembolso ou se são necessárias quaisquer taxas de alteração.


Tem mais dúvidas? Comente!

3 comentarios “Classe tarifária: por que é muito importante conhecer quando você viaja?

  1. Olá, boa tarde!
    Você poderia indicar esses sites onde posso obter (comprar) essas tabelas de classes e poder entender melhor sobre o assunto?
    Obrigado!

Deixe um comentário

Top