Deira e Bastakiya: tecidos, especiarias, ouro e tradição em Dubai

deira dubai

Anúncios


Anúncios


Visitamos Deira logo no primeiro dia que chegamos em Dubai. É o bairro tradicional onde fica a parte antiga da cidade e é localizado na parte norte, separado pelo canal, chamado de Creek. Pode chegar fácil de metrô ou de taxi, dependendo de onde  você está. Como era sexta-feira de manhã e os serviços públicos só começavam a partir das 13h, nos fomos de taxi.

deira dubai

Anúncios


Deira

Chegamos logo no meio do mercado – Souq – de especiarias e tecidos. Já que é um lugar bem turístico, as  lojas estavam abertas mas a maioria abria após as 14h por ser uma sexta-feira (que é o dia de descanso nos países islâmicos). Não tinha muitas pessoas mas deu para entender que no horário de pique deve ser uma 25 de Março multiplicada por 10 kkk

deira dubai

Aconselho então se você for na sexta, de ir na parte da tarde. Nos outros dias, muitas lojas fecham pelo almoço de 13h ás 16h, então ir na parte da manhã ou no final da tarde é a melhor opção.

deira dubai

Não deu o tempo de dar dois passos que um comerciante “pega” a gente e leva na loja, mostrando um milhão de pashminas (cachecol típico feito de lã de cashmere) e outros cachecóis de algodão e seda. O que nos deixa doido é que aqui, como em todo o oriente médio, o costume é barganhar. Eles falam que assim você da mais valor ao objeto que quer comprar….bom nos ficamos quase com dor de cabeça de tanta pressão em baixar o preço e brigar para um cachecol kkk

Mas isso é so no começo, porque uma vez que você aprende que o preço é jogado la em cima, da pra sair até satisfeitos 🙂

Por exemplo uma pashmina começou pelo valor de 250 Dirhams (tá doido :O )…no final de muita briga levamos duas por 70 DHS, mas até saímos como a duvida de que o cara ganhou bem do mesmo jeito kkk

O Souq de especiarias é mais tranquilo, com cheiros intensos que cobrem as pequenas ruas do mercado. Aqui pode comprar por exemplo o verdadeiro açafrão, coisa que é difícil de achar no Brasil (e que seria caríssimo!)

deira dubai

deira dubai

deira dubai

 

deira dubai

Continuando chegamos no Souq dedicado ao ouro. As lojas tem em exposição peças que não da para acreditar que sejam de verdade…mas são! Brincos, anéis e colares enormes e até coroas dignas de reis. Para quem gosta (e pode…) fica mais barato comprar em Dubai do que no Brasil já que o custo total é calculado mais pelo peso e menos pela aparencia. Alem disso o que importa é se você quer ouro de 18, 21 ou 24 quilates.

deira dubai

Mas como pelos tecidos, aqui também tem que barganhar, então cheguem preparados já com uma ideia de quanto querem gastar!

Olhem aqui algumas fotos que tirei:

deira dubai

 

deira dubai

deira dubai

deira dubai

Outra dica é ficar longe das pessoas na rua que se aproximam querendo vender imitações de Rolex e bolsas de marca. Se vocês aceitarem, eles te levam em um dos muitos quartos nas pequenas ruas do Souq, fecham a porta e ficam insistindo para você comprar algo, para preços nada convenientes. Até pelo medo você acaba comprando kkk

 

deira dubai

Sempre continuando pela parte antiga, subimos em uma Abra (típica embaração feita de madeira) que é usada para o passar o canal entre o bairro de Deira e Bastakiya. Leva poucos minutos, mas com so 1 Dirham você pode curtir um passeio legal pelo canal de Dubai, chamado de Creek.

deira dubai

deira dubai

deira dubai

deira dubai

deira dubai

deira dubai

deira dubai

Bastakiya

Aqui rodamos as ruas de Bastakiya logo no horário do sermão do Imam, por volta de  meio-dia. Como podem ver nas fotos seguintes, todos param: que seja na frente de uma mesquita o no meio das calçadas:

deira dubai

deira dubai

deira dubai

deira dubai

Como o bairro é mais tradicional, aqui não vai achar arranha-ceu ou hotéis 5 estrelas, mas simples casas, apartamentos e museus, bom para entender melhor a cultura local:

deira dubai

deira dubai

deira dubai

deira dubai

deira dubai


 

Gostou do passeio? Aconselho passar algumas horas entre Deira e Bastakiya. Se vocês estão realmente afins de compras no mercado, talvez podem até passar o dia inteiro rodando. Esquece o mapa! Passeia tranquilo sem rumo pelas pequenas ruas…não vai se arrepender!

Já foi para Deira e Bastakiya? Gostaria de visitar? Comente!

0 comentarios “Deira e Bastakiya: tecidos, especiarias, ouro e tradição em Dubai

Deixe um comentário

Top