Os mais incríveis novos aeroportos do mundo

O site da BBC fez uma lista dos aeroportos mais espetaculares que serão construídos nos próximos anos (ou acabam de ser abertos).

Anúncios


Anúncios


Entre estes, há o Aeroporto de Changi, em Cingapura, que estará pronto no 2018. Os arquiteto Moshe Safdie começou a construção de uma nova área do hub em dezembro do ano passado.

Com o “Forest Valley”, o “Garden Jewels” e uma grande cachoeira de 40 metros chamada “O vórtice de chuva”, parece mais ao Reino de Oz do que um aeroporto internacional. Segundo seu criador, se trata de uma nova concepção do espaço urbano.

mexico
Foster and Partners/Fernando Romero Enterprise

Cidade do México – Novos aeroportos do mundo

Também em 2018 será aberto o Aeroporto Internacional da Cidade do México: tem a assinatura de um outro famoso arquitecto, Norman Foster.

Anúncios


É um enorme aeroporto de 555 mil metros quadrados. Uma estrutura pré-fabricada e “sustentável” onde a energia é derivada da luz solar e também tem coletor de água da chuva; também é capaz de auto-manter uma temperatura constante no interior.

Screen Shot 2015-01-21 at 10.43.34
Robert Polidori/SOM

Mumbai

Foi inaugurado no início de 2014, o Aeroporto Chhatrapati Shivaji, em Mumbai, que é inspirado nos pavilhões ao ar livre tradicionais indianos.

É assinado pelo arquiteto americano Som, que concebeu um hub capaz de refletir a nova identidade da cidade: global e tecnológica, mas que se integra com a história e tradição do país.

shenzen
Fuksas

Shenzhen, China

No final de dezembro 2013 foi aberto o aeroporto internacional Bao’an Shenzhen, China. A cobertura tem o padrão de um favo de mel, é fio projetado para evocar o formato de uma arraia gigante. A idéia do estudo Fuksas.

Os arquitetos descrevem como um peixe que respira e muda de forma, tornando-se um “pássaro que comemora a emoção e fantasia de um voo.”

O motivo arquitetônico continua no interior, com uma estrutura hexagonal que permite que a luz seja distribuída naturalmente nos ambientes.

Chongqing
ADPI

Chongqing Jiangbei

Também na China, mas desta vez em 2015, vai abrir o aeroporto de Chongqing Jiangbei, desenhado pelo estudo de arquitetos ADPI, que favorecem a presença da natureza.

A estrutura está  inserida em parque e dividida em dois braços, uma reminiscência aos dois rios na cidade. Está entre os 15 maiores aeroportos do mundo.

Pulkovo
Grimshaw

Rússia

Vamos para Rússia, no Aeroporto Internacional de Pulkovo, em São Petersburgo, inaugurado em 2014. Projetado por arquitetos Grimshaw, tem uma estrutura monumental que se assemelha ao das igrejas. Espaços interligados são destinadas a lembrar a estrutura de ilhas e pontes da cidade.

A estrutura tem um telhado reforçado que é capaz de suportar as fortes nevascas em São Petersburgo.

Istanbul
Grimshaw/Nordic Office of Architecture/Haptic

Istambul – Novos aeroportos do mundo

Por último, mas apenas para questões de data, é o novo aeroporto em Istambul, que será aberto ao público no 2019.

De acordo com seus criadores, será o maior aeroporto do mundo construído sob o mesmo teto. O desenho vai seguir alguns motivos decorativos da famosa mesquita de Süleymaniye.


Quem sabe se no futuro vamos visitar alguns desses lugares! E você gostaria? Comente!

Deixe um comentário

Top