8 Dicas para turistas na Itália

Já que sou italiano vou tentar dar algumas dicas para turistas na Itália, além de informações para os brasileiros que estão indo pra lá ou também para todos que estão curiosos.

Anúncios


Anúncios


Ah não peguem esses pontos como lei não kkk Não quero generalizar, mas tem alguns aspectos que acho interessante saber, já que a cultura dos dois países tem vários aspectos diferentes.

Vamos lá:

dicas para turistas na Itália
Dicas para turistas na Itália

1.  Serviços

Uma tia da minha esposa “tentou” sentar em uma das mesas de uma gelateria (sorveteria) após ter comprado o sorvete no balcão…o garçom veio e mandou ela levantar imediatamente e ela não entendeu nada!

Anúncios


Isso porque são reservadas para quem quer (e paga) o serviço na mesa e pra quem não sabe pode pensar “Nossa que absurdo, que pessoal grosso que me mandou levantar!”.

Mas é assim mesmo em qualquer bar ou sorveteria que seja, então se quiser sentar, não pede no balcão mas sente a mesa que o garçom vai servir.


2. Conta – Dicas para turistas na Itália

Aqui no Brasil tem o 10% sobre as contas pagas nos restaurantes e bares, na Itália tem o nome de coperto e não é uma porcentagem, mas um valor fixo que depende de cada local.

Pode ser 2,3 ou mais euro por pessoa e se você comer uma pizza ou pedir uma lagosta e frutos do mar será sempre o mesmo valor.

Em teoria este valor não é obrigatório já que fizeram leis (2007 se não me engano) para proibir esta cobrança extra, mas no final todos cobram e ninguém reclama de nada.


3. Cartão de credito

Nestes últimos anos o uso do cartão na Itália cresceu bastante, mas não tem um uso tão frequente com no Brasil.

Pagar a conta no restaurante ou fazer compras no supermercado é tranquilo, mas já se você vai em pequenas lojas o vai na padaria para comprar pão e mostrar o cartão de credito o comerciante vai fazer uma cara bem feia.

Com os valores pequenos vocês vão escutar varias reclamações e alguém pode também se recusar de aceitar o cartão.


4. ATCHUUUUU!Dicas para turistas na Itália

Se não fui claro, o titulo se refere aos espirros e resfriados que seja. É normal na Itália tirar então do bolso um lenço e limpar o nariz com o clássico barulho (que difícil explicar isso em português kkk). E isso se faz tanto na rua quanto na mesa…

Bom morando aqui no Brasil aprendi que é nojento mas faz parte da cultura kkk


5. Beijos e abraços

Logo que cheguei aqui e encontrei com pessoas desconhecidas após o “Prazer Fulano” tem troca de beijos (aqui em Vitória 2 ou 3) com mulheres e forte aperto de mão com algumas tapinhas nas costas com os homens.

Achei legal, mas na Itália quando você encontra uma pessoa pela primeira vez (especialmente se está em um ambiente de trabalho) o normal é so apertar a mão. Se “avançar” algumas pessoas pode achar desconfortável e não gostar muito.


6. ComidaDicas para turistas na Itália

Aqui defendo o meu pais kkk Já ouvi muitos brasileiros voltar da Itália falado “Ah sim a comida é gostosa! Mas a pizza?! Caramba, não tinha quase nada em cima!” ou “o macarrão era muito duro” kkk

As pizzas são realmente assim. A boa pizza original tem poucos ingredientes mas de ótima qualidade e a pasta tem que ser bem al dente (que não significa crua), porque também é mais saudável.

Ah! E as pizzas são sempre INDIVIDUAIS. Não somos egoistas kkk É que cada um gosta mesmo de pizzas diferentes e não é costume dividir 🙂

Agora a cerveja, eu estou já acostumado aqui no Brasil a tomar BEM gelada, coisa que, quando volto na Itália, não vejo que é normal. Uma cerveja fresca de geladeira já é considerada muito boa para ser tomada, mas muitos brasileiros não vão gostar.

Melhor pedir um bom vinho que lá é mais gostoso e barato do que no Brasil!

Um detalhe: se vocês rodando acham um “self-service” não esperem de achar uma balança para pesar o prato, porque não funciona assim. Geralmente tem vários espaços onde você pega o “primeiro prato” (escolhe entre massas diferentes), o “segundo prato” (peixes e carne) e a sobremesas, todos já com porções pre-estabelecidas.

Em cada parte tem um funcionário servindo e cada prato que você pegar vai custar um valor separado.


7. PraiasDicas para turistas na Itália

Tirando algumas exceções , as praias da Itália equipadas com guarda-sóis e cadeiras de praias, cobram um ingresso para você poder utilizar aquele espaço.

A praia é limpa e tem geralmente sanitários e bar para comer e beber. Se não quiser pagar tem que procurar uma praia livre (que são sempre em número reduzido e infelizmente sujas).


8. Lojas

Nos últimos anos, causa a crise, os grandes estabelecimentos costumas ficar abertos o dia inteiro e não fechar no final de semana, especialmente nas grandes cidades turísticas.

Mas ainda em geral é costume fechar no horário do almoço e um dia por semana algumas pequenas lojas ficarem fechadas.

Além disso muitos restaurantes  fecham a cozinha por volta das 23h não servindo mais ninguém após esse horário.


Resumo

Deve ter ainda um monte de diferencias e por favor peguem esta lista como conselhos divertidos e não como lei obrigatória em toda a Itália!

Se tiver mais dicas COMENTEM!

0 comentarios “8 Dicas para turistas na Itália

  1. Bacana essas dicas, me amarrei naquela do (serviço) sentar e não pedir no balcão rsrs a do Beijo também, brasileiro (a) tem essa mania acho que principalmente capixaba hehe bom enfim, parabéns! !

Deixe um comentário

Top